Notícias


Caminhoneiros fazem acordo para retirada de contêiners em Navegantes

Caminhoneiros autônomos trabalham nesta sexta-feira (10) para a retirada de cerca de mil contêineres vazios do Porto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Conforme representantes dos grevistas, Jolar Oliveira, duas empresas fizeram acordo para pagamento de alimentação no frete, principal reivindicação dos grevistas. 

Entretanto, segundo Oliveira, a greve continua. Outras quatro empresas, que foram as que motivaram a manifestação desde sexta-feira (3), não chegaram a um acordo sobre o pagamento de alimentação pelo trabalho de transporte. Com isso, autônomos não realizam trabalhos para elas. 

"Estamos 65 autônomos trabalhando nesta sexta para as empresas Rodam Transportes e DMX Cargos. Aguardamos as demais para negociação", disse Oliveira. O acordo com as duas empresas ocorreu na noite de quinta-feira (9). O pagamento pelo trabalho será feito na próxima quarta (15).

Greve

Na quarta-feira (8), cerca de 70 caminhoneiros autônomos estavam parados em frente ao porto de Navegantes. De acordo com o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Contêineres e de Cargas em Geral de Itajaí e Região (Sintracon), eles reivindicam o direito a vale-alimentação.

Conforme o presidente do Sintracon, Ademir de Jesus, os autônomos de Navegantes deflagraram greve na última sexta-feira quando foi anunciado por parte dos empregadores que, como valor do frete pago aumentou, o benefício de alimentação seria cortado.

Os caminhoneiros autônomos são responsáveis pelo transporte de contêineres vazios. Com a mobilização, o porto ficou obstruído e o recebimento e armazenamento de cargas são prejudicados.

Em março deste ano, foi firmado um acordo entre autônomos e o porto, após paralisação. Houve um aumento de pagamento no valor do transporte para contêineres cheios e vazios.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br