Porto de Itajaí oferece prédio restaurado à Polícia Federal
A Autoridade Portuária de Itajaí ofereceu à Polícia Federal o prédio da antiga Fiscalização dos Portos, que está em fase final de restauro. Tombado como patrimônio histórico estadual e municipal, o edifício poderá servir de sede ao Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) e à Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos).
A Polícia Federal, que hoje mantém a estrutura do Nepom dentro do píer turístico de Itajaí, demonstrou interesse e está avaliando a viabilidade financeira da instalação no novo prédio. Basicamente, os custos de manutenção.
Terá que ser levada em conta, também, outra proposta: de instalar uma nova sede do Nepom junto ao prédio da Polícia Federal que será construído na área da Marina Itajaí. O Nepom faz, além do patrulhamento do Complexo Portuário, também os procedimentos migratórios em Itajaí.
Restaurado por ordem judicial, após ação do Ministério Público Estadual (que pediu a recuperação da estrutura), o prédio será inaugurado oficialmente no dia 17 de junho, como parte da programação comemorativa do aniversário de Itajaí.
A obra foi executada pela empresa paranaense Albatroz, ao custo de R$ 705 mil – dividido, meio a meio, entre o Porto de Itajaí e a APM Terminals.