Navios voltam a entrar nos terminais portuários de Itajaí e Navegantes neste sábado
Depois de quatro dias de fechamento, as condições do mar finalmente permitirão a entrada de navios nos terminais portuários de Itajaí e Navegantes neste sábado. Há cinco manobras previstas a partir das 10h _ quatro entradas e uma saída.
A operação mais delicada, de acordo com a Praticagem, é a entrada do navio MSC Algeciras, o maior entre os que esperam atracação, com 300 metros de comprimento e 48 metros de largura. Como a maré está 70 centímetros abaixo do esperado, será necessário aguardar a maré cheia para essa manobra, que deve ocorrer às 13h30min.
Prejuízo
O canal fechado já contabilizava, até sexta-feira, mais de meio milhão de reais de prejuízo. Pelo menos três embarcações desistiram de atracar nos terminais de Itajaí e Navegantes e foram redirecionadas para o Porto de Paranaguá, no Paraná.
Cada embarcação parada em alto-mar custa para o armador de US$ 20 a 50 mil por dia, dependendo do tamanho e da idade do navio. No caso de desistência, soma-se à conta o custo do frete rodoviário a partir do porto que recebeu a carga e o risco de perda de contratos – o que provoca prejuízo em cadeia.
O fechamento do acesso por questões meteorológicas é comum nos portos da região Sul e Sudeste do país, especialmente no inverno. A condição de mar que levou à interrupção de manobras em Itajaí e Navegantes, com ondas de até 2,5 metros, também chegou a paralisar atividades temporariamente em São Francisco do Sul e Paranaguá (que, nesta sexta, já estava operando novamente).
O prejuízo pode levar à rediscussão das normas de atracação no Complexo Portuário. Há em outros portos pelo mundo regras específicas para cada tipo de embarcação em cada condição de mar – o que poderia permitir, com os cuidados necessários, a entrada de alguns navios em Itajaí e Navegantes apesar do tamanho das ondas. Tudo dependerá das próximas avaliações.