Maersk Line acerta compartilhamento de navios com MSC e Mitsui
A Maersk Line anunciou nesta terça-feira, 19, um acordo de uso compartilhado de navios com as companhias Mediterranean Shipping Company (MSC) e Mitsui OSK Line (MOL) na rota Ásia/Costa Leste da América do Sul. O contrato engloba 22 navios em uma configuração de dois itinerários, que passam por portos brasileiros como Santos, Sepetiba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Rio Grande, e Paranaguá. A rota é forte, especialmente no transporte de eletrônicos e peças automotiva, e também favorece a exportação de proteínas da América do Sul para a Ásia, destacou a companhia.
O acordo está previsto para entrar em operação na primeira semana de julho, com a saída de um navio da Ásia, e substitui todos os acordos atualmente em vigor nessa rota, os quais expirarão ao final de junho.
Conforme a Maersk, o novo contrato simplificará a rede, melhorará a capacidade de resposta operacional da rota e permitirá a introdução de navios que se adaptam melhor à capacidade dos terminais da Costa Leste da América do Sul, otimizando a utilização da capacidade dos navios e, consequentemente, propiciando maior economia em escala.
Dos dois itinerários incluídos no contrato, o primeiro tem origem em Busan (Coreia do Sul), passando pelas cidades chinesas de Xangai, Ningbo, Chiwan e Yantian, atraca também em Hong Kong e Cingapura, de onde segue diretamente para o Brasil, inicialmente no porto de Santos e na sequencia por Paranaguá, de onde segue para Buenos Aires e Montevidéu, retornando depois por Rio Grande, Paranaguá e Santos, para então ir a Coega (África do Sul), Cingapura, Hong Kong e chegando novamente a Busan (Coréia do Sul).
O segundo itinerário tem sua origem em Chiwan (China), passando também por Yantian (China), Hong Kong e Cingapura, de onde segue diretamente para Santos, passando também por Sepetiba, Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul. De lá, inicia o retorno, passando novamente por Santos e Sepetiba, de onde vai para Cidade do Cabo (África do Sul), Durban (África do Sul), Cingapura (Cingapura) até chegar novamente em Chiwan (China).
A MSC e a Maersk Line vão operar cada uma seis navios com capacidade de 9 mil TEUs (unidade equivalente a 20 pés) no itinerário um, enquanto a MOL operará dez navios com capacidade de 5,5 mil TEUs cada no itinerário dois.