Navio encalha no canal de acesso ao Porto de Paranaguá
Um navio carregado de açúcar encalhou na manhã desta terça-feira (23) no Canal da Galheta, que dá acesso ao Porto de Paranaguá. Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o incidente não chegou a interromper a movimentação de embarcações no terminal.
De acordo com informações repassadas à Appa pela agência marítima Blue Ocean – responsável pelo atendimento à embarcação em trânsito – o navio Sofia, de bandeira da Libéria, estava deixando o porto quando sofreu uma pane no motor. Com isso, o cargueiro saiu do curso principal de navegação e, com a maré mais baixa, acabou ficando preso num banco de areia.
A embarcação está sendo atendida por quatro rebocadores e a expectativa é que por volta das 16 horas, quando a maré estará cheia, o problema seja totalmente resolvido.
A Capitania dos Portos está acompanhando os trabalhos e emitiu um documento de aviso aos navegantes para que outras embarcações estejam cientes da localização do navio, a área de operação de retirada e os cuidados que devem ser tomados para evitar outros transtornos. A capitania informou também que “está atenta para prevenir possíveis danos ao meio ambiente e à navegação”.
Características
Construído em 2011, o Sofia tem 190 metros de comprimento e 32 metros de largura, e porte (capacidade de transporte) de 57 mil toneladas. Segundo informações do site Marine Traffic, o navio deixou o Porto de Paranaguá às 6h46 e seguia com destino a Santos.