Notícias


Ibama pede mais dados ao Porto Itapoá

O Ibama pediu mais informações ao Porto Itapoá para, então, retomar o estudo de viabilidade da ampliação do terminal marítimo. Em despacho datado de 26 de maio, o órgão ambiental federal alega que “ainda existem pendências que impedem a análise de viabilidade do empreendimento”. 

As questões, segundo o parecer, envolvem aspectos relacionados a alternativas de layout da retroárea e de flora. O Ibama quer mais dados para avaliar o impacto ambiental do projeto. O órgão também busca novos subsídios para analisar as consequências que o novo píer terá sobre as comunidades pesqueiras da região – e sugere, ainda, a discussão de medidas compensatórias.

Procurado pela coluna, o Porto Itapoá, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que está respondendo às solicitações do Ibama e que o relacionamento com o órgão ambiental “é tranquilo”, embora o empreendimento lamente que o processo não seja tão ágil quanto o esperado.

O projeto
O projeto de ampliação do Porto Itapoá corre desde 2012 e prevê investimentos de no mínimo R$ 700 milhões. A intenção é ampliar o pátio de armazenagem do empreendimento de 150 mil m² para 455 mil m² e o píer de 630 metros para 1.210 metros. A capacidade de movimentação de cargas deve subir dos 500 mil TEUs (contêineres de 20 pés) anuais para 2 milhões de TEUs. Uma nova ponte de acesso, com 239 metros de extensão, também está prevista.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br