Notícias


Porto de Itajaí perde linhas para Navegantes e 30 são demitidos

Em Itajaí, 30 funcionários da empresa responsável pela operação no porto da cidade foram demitidos após três rotas de navios, que atracavam na cidade, serem transferidas para Navegantes, do outro lado do rio. As demissões ocorreram na quarta-feira (24), informou a própria empresa responsável, a APM Terminals.

As três linhas que deixam de operar em Itajaí eram rotas que passavam pela Ásia, conforme a assessoria de imprensa do porto, e tinham como principais cargas produtos de importação. As mudanças ocorreram, principalmente, por causa da diferença de preço entre os dois terminais portuários.

Segundo a administração do Porto de Itajaí, as despesas para aportar em Itajaí são quase três vezes maiores do que na Portonave, de Navegantes. "O mercado define que preço se pode praticar e é preciso se adequar à condição de custo e eficiência para poder oferecer esses preços que o mercado está impondo", afirmou o diretor-superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.

Demissões
Em relação às demissões, elas foram nas áreas administrativas, informou a APM Terminals."Com relação à área operacional em si, a gente só vai tomar uma decisão quando efetivamente a gente conseguir enxergar qual vai ser o volume efetivo nos próximos meses de contêineres no nosso porto", explicou o superintendente da APM Terminals, Ricardo Arten.

De acordo com o Porto de Itajaí, cada contêiner que deixa de atracar significa uma perda de cerca de R$ 1,6 mil para toda a cadeia logística, desde o motorista do caminhão, passando pela armazenagem, até o próprio terminal. A mudança nas três linhas ocorreu nesta semana, no momento de renovação do contrato, segundo a APM Terminals.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br