Novo Canal de Suez, no Egito, deve ser concluído dia 06 agosto
É sem dúvida o caminho marítimo mais estratégica do mundo. O Canal de Suez corta a África até a Ásia, ligando o Leste ao Oeste.
O presidente do Egito Abdel Fatah el-Sisi espera que está nova ligação dê nova vida a economia do Egito.
Tudo sobre esse projeto é ambicioso. Os fundos necessários para os novos 70 quilômetros de canal foi levantada no prazo de oito dias. Apenas os cidadãos egípcios poderiam investir no projeto.
O presidente entregou a responsabilidade de completar a tarefa para o vice-almirante Mohab Mameesh da Autoridade do Canal de Suez. Após consulta peritos concluiu que seriam necessários cinco anos para ser concluído - mas que não era bom o suficiente.
"Levaria cinco anos, mas nós empurramos e fizemos uma pressão no momento e ele vai ficar pronto em três anos", disse Mameesh. "Mas quando [o Presidente el-Sisi] me disse em um ano, eu disse que sim e mudou todos os planos."
Desde que o projeto começou há 10 meses, 41.000 pessoas trabalharam. Eles vão movimentar um total de meio trilhão de metros cúbicos de terra - o equivalente a mover 200 Grandes Pirâmides.
Para ajudar a realizar essa tarefa, Mameesh diz que ele empregou 75% das dragas do mundo.
O objetivo é transformar este canal unidirecional em uma estrada de duas pistas. Atualmente, os navios têm que esperar para ser parte de três comboios com espaço para apenas oito Mega Navios por dia.
Quase 10% de todo o comércio marítimo mundial passa pelo Canal de Suez. Isso é 18.000 navios por ano, um número que Mameesh espera que o novo canal vai aumentar para 20.000.
O tempo de navegação será reduzida de 22 horas para 11 horas, o que significa que os eletrônicos da Ásia irão chegar mais cedo.
Preocupação de segurança
No ano passado, o canal ganhou cerca de US$ 5,5 bilhões, o que o governo espera aumentar para 13.500 milhões dólares americanos em 2023.
"O projeto de 13 bilhões estão programados para vir de taxas de passagem e do aumento do número de navios, mas também a eficiência e aumento de serviços marítimos apresentados para navios de passagem", diz Mameesh.
O novo canal está sendo prevista para ser a pedra angular do próximo projeto industrial grande do Egito, que estará situado ao longo de suas margens. O governo espera que ele vai criar US$ 100 bilhões em receitas e produzir 1 milhão de postos de trabalho. Como isso vai ser feito não é totalmente conhecida, assim como os detalhes são escassos.