Conheça a nova marina de Itajaí, a maior do Brasil
Até 2019, a cidade de Itajaí, em Santa Catarina, ganhará um novo ponto turístico e econômico que a colocará ao lado um seleto grupo de cidades no mundo.
Itajaí terá uma nova marina, que está sendo construída na Baía Afonso Wippel. Quando ficar pronta, será a maior marina do Brasil e terá padrão internacional.
Local estratégico pela proximidade com o porto de Itajaí e a cidade de Balneário Camboriú, a cidade espera atrair novos negócios e mais pessoas do Brasil e do mundo interessadas em eventos náuticos internacionais - como a Regata Volvo Ocean Race e a Transat Jaques Vabre.
A primeira parte do projeto será entregue no fim de 2015.
ProjetoO projeto, privado, é uma concessão pública. Quem ganhou foram os empresários do Porto Esportivo Itajaí Ltda., que construirão a marina e a administrarão por 25 anos.
Manuel Carlos Maia de Oliveira, engenheiro responsável, e Jétro Barboza de Oliveira, gerente de engenharia, garantem que não há nada parecido no Brasil e que modelos internacionais foram usados para o projeto.
O custo será de 40 milhões de reais.
Empresas
Desde os anúncios de descoberta de petróleo na camada pré-sal na região, a sete mil metros de profundidade, a economia local – principalmente o setor náutico – se aqueceu.
Empresas como Azimut, fabricante de embarcações, e a Fibrafort, exportadora de barcos de pequeno e médio porte, se instalaram na região do Rio Itajaí-Açu.
Estrutura
De infraestrutura, contará com boulevard de acesso público, área gastronômica, área comercial, área de passeio, área administrativa e prédio de serviços.
Espaço
A marina terá 908 vagas para as embarcações, sendo 344 secas e 564 molhadas. Também terá estacionamento para 538 carros.
Ela também terá potencial turístico, já que haverá área pública para passeio com vista completa para o mar e as embarcações.
Ainda terá dois forklifts e um travelift disponíveis.
Meio-ambiente
Ainda terá programa de reciclagem de resíduos, veículos elétricos para transporte interno, uso de energia solar e captação e reaproveitamento das águas pluviais.
Campanha publicitária
Os primeiros anúncios impressos circularam essa semana e já há outdoors pela região sul do país.
Em agosto, começam anúncios em aeroportos brasileiros. A criação é da agência Escala, Metra.