Notícias


Ministro Manoel Dias defende Empregabilidade no Porto de Itajaí

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, se reuniu na semana passada, em Itajaí, no interior de Santa Catarina, com representantes dos sindicatos locais dos Estivadores, dos Conferentes e dos Arrumadores, dos Consertadores e dos Vigilantes para avaliar a manutenção dos empregos e fortalecimento do setor. No encontro, o impacto da nova regulação do setor portuário também foi destacada pelos representantes dos trabalhadores como o principal ponto a ser debatido pelo Governo Federal.

Ao destacar a importância do sindicalismo, Dias pontuou que "a melhor forma de alcançar uma solução viável é estimulando o debate entre os envolvidos. A região de Itajaí sempre foi um exemplo na promoção dos direitos dos trabalhadores. Certamente encontraremos respostas que atendam, de forma consensual, os pleitos dos trabalhadores e empresários", ratificou o ministro. 

O diretor-presidente do Porto de Itajaí, Antonio Aires, defende o desenvolvimento da área em conjunto com a proteção dos empregos. "A concorrência entre os terminais públicos e privados têm demandado adequações que surgiram a partir da nova legislação. Os ajustes são fundamentais para garantir a competitividade do porto público e a manutenção de vagas de trabalho", analisou Aires.

O encontro também contou com a presença do presidente da Intersindical do estado, Nivaldo Francisco Cardozo, dos deputados Rodrigo Minotto e Nikolas Reis, além de dezenas de sindicalistas. Segundo Reis, "o município precisa de uma articulação eficiente para reativar a plena potência econômica de Itajaí. Precisamos analisar a situação local e buscar soluções para o equilíbrio econômico e empregatício no setor portuário", afirmou.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br