Veja como é a atracação de um navio no Itajaí-açu
O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes voltou a ser notícia nas últimas semanas com um novo fechamento, causado pela forte correnteza do Itajaí-açu. Navios em alto-mar, aguardando a reabertura para manobras, representam para todo o Estado um prejuízo incalculável _ só para o operador do navio são US$ 40 mil a cada dia de espera.
Não à toa, a retomada das manobras, ainda que com restrições, é comemorada pelo trade portuário. O vídeo abaixo é da primeira atracação de um grande navio na Portonave após os dias de fechamento total. O MSC Ingrid, de bandeira panamenha, é um gigante de 294 metros de comprimento.
A manobra foi feita e registrada no celular pelo prático Pedro Cipriano, o decano da Praticagem de Itajaí. As imagens, em time lapse, mostram o navio imenso enfrentando a correnteza e girando na bacia de evolução antes de atracar na margem de Navegantes, num ballet inimaginável para uma estrutura tão grandiosa.
Com restrições
Nesta terça-feira a Marinha expediu documento restringindo novamente as manobras para o período de maré enchendo (até por volta de 15h) e com algumas restrições de calado: 10,4 metros para navios saindo e 9,55 metros para navios entrando.
A mudança de parâmetros ocorreu porque a Praticagem teve dificuldades, na segunda-feira, para manobrar navios com calado maior na entrada, com um perigoso excesso de esforço. Na prática, os práticos pediram “mais água”, ou uma distância maior entre fundo do rio e casco da embarcação, para operar o navio.
O problema ocorre porque houve assoreamento do fundo, e a perda estimada após a batimetria é de dois metros de profundidade.
A restrição pode impedir a entrada de navios muito pesados. Mas, por enquanto, não há escalas previstas de embarcações nessas condições.