Notícias


Ministro promete autorizar dragagem emergencial em Itajaí

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, acompanhado de lideranças empresariais do município e lideranças políticas que representam Santa Catarina no Congresso Nacional, reuniu-se na última quarta-feira, 21, com o ministro chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Helder Barbalho, em Brasília. A principal discussão foi com relação a realização de uma dragagem emergencial para o Complexo Portuário do Itajaí, devido ao assoreamento gerado pelas fortes chuvas que vem ocorrendo na região.

A comitiva ficou bastante satisfeita com a proatividade do ministro e volta para Itajaí com grandes expectativas. “O pleito foi muito bem aceito pelo ministro, que já determinou às suas assessorias técnicas e jurídicas uma avaliação, para que sejam tomadas as providências cabíveis”, explica Ayres.

“Estamos aguardando primeiramente o envio do decreto de emergência e também já orientei que o Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que é o órgão do Ministério que identifica as demandas e as intervenções que necessitam ali serem executadas e, após constatado tecnicamente que houve o comprometimento e também a elevação do assoreamento e o comprometimento do calado do porto, imediatamente nós iniciaremos o processo de contratação emergencial para a execução da dragagem”, garantiu Barbalho.

Ayres explica que a correnteza acaba carreando sedimentos e detritos acumulados em toda a bacia hidrográfica para a sua foz, o que gera o assoreamento dos acessos aquaviários do Complexo. Com as restrições de profundidade, Complexo Portuário está com a profundidade de seus acessos e bacia de evolução limitadas, o que gera grandes perdas para a economia local. “Cada contêiner que deixa de ser operado aqui representa R$ 1,6 mil que entram em nossa economia”, acrescenta.

Acompanharam Ayres na comitiva o presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Eclésio Silva, os superintendentes da APM Terminals e Portonave, Ricardo Arten e Osmari Castilho Ribas, respectivamente, o diretor da Multilog S/A Djalma Vilella, o senador Dalírio Beber, os deputados federais Mauro Mariani, Décio Lima, Edinho Bez e Rogério (Peninha) Mendonça.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br