Notícias


Avança pedido de dragagem emergencial no canal de acesso aos portos em Itajaí

O auxílio do governo federal para uma dragagem emergencial no canal de acesso aos portos em Itajaí está mais perto de acontecer. Técnicos estão avaliando o volume de sedimentos que terá que ser removido no Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias ( INPH), no Rio de Janeiro, e a previsão é de que o resultado saia no início da próxima semana. 

Os dados serão entregues à Secretaria Especial de Portos da Presidência da República ( SEP). O superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Junior, diz ter ficado satisfeito com o encontro com o ministro Helder Barbalho na última quinta-feira: “ ele está interessado em agilizar”, acredita. 

O Departamento de Obras e Serviços de Acessos Aquaviários da SEP, inclusive, já estaria em busca de cotações para lançar a concorrência ao mercado o mais rápido possível, assim que a documentação estiver concluída. 

Além do estudo do INPH, também é necessária a homologação do decreto de emergência de Itajaí para que a obra possa ser feita por Brasília. Na última semana o município enviou ao Estado alterações no documento solicitadas pela Defesa Civil de Santa Catarina, para corrigir problemas que estavam emperrando o reconhecimento do decreto. 

Com este ponto resolvido, a tendência é que a proposta caminhe rápido. A estimativa inicial é de que a obra custe R$ 40 milhões.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br