Balança comercial fica positiva em US$ 1,99 bi em outubro
A balança comercial brasileira registrou um superávit de 1,99 bilhão de dólares em outubro, resultado de exportações de 16,04 bilhões e importações de 14,05 bilhões de dólares. O resultado é o melhor para o mês desde 2011, quando ficou positivo em 2,36 bilhões de dólares. Os números foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Com o resultado, o superávit acumulado no ano alcançou 12,24 bilhões de dólares. No mesmo período de 2014, o resultado comercial apresentou um déficit de 1,92 bilhão de dólares. No ano passado, as exportações somaram 191,96 bilhões de dólares de janeiro a outubro e as importações totalizaram 193,88 bilhões de dólares.
O desempenho positivo da balança é reflexo sobretudo da fraqueza da atividade. Assim como nos meses anteriores, tanto as exportações quanto as importações caíram em outubro sobre um ano antes. Contudo, na ponta das importações o declínio foi mais acentuado, refletindo a combalida economia e um dólar mais caro.
O saldo positivo de outubro ficou acima da mediana das expectativas de mercado. Levantamento da Agência Estado com 20 instituições do mercado apontava para um saldo comercial positivo de 1 bilhão a 2,30 bilhões de dólares. A partir desse intervalo, a mediana atingiu superávit de 1,20 bilhão de dólares.
Na última semana do mês passado, a balança teve um superávit de 1,11 bilhão de dólares, com vendas externas de 3,61 bilhões e importações de 2,50 bilhões de dólares.
O saldo positivo da balança tem contribuído para a redução do déficit em transações correntes do país e, consequentemente, da necessidade de financiamento externo, num momento em que o Brasil passa por turbulências políticas e econômicas.