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SEP aprova R$ 65 milhões para dragagem emergencial do Porto de Itajaí

A Secretaria de Portos aprovou nesta sexta-feira (06/11) a dragagem emergencial para o Porto de Itajaí. A obra está orçada em R$ 65,18 milhões e a previsão é que seja iniciada dentro das duas próximas semanas, por volta do dia 19 de novembro. O chamamento público com as regras para que as empresas interessadas em participar do processo deem seus lances será publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em outubro, o canal do Porto de Itajaí perdeu cerca de 3 metros de profundidade, o que restringiu a navegabilidade e comprometeu a segurança da navegação.

A dragagem deverá retirar do fundo do canal 3,7 milhões de metros cúbicos de resíduos deslocados pelas chuvas, de forma a restabelecer a profundidade normal de 14 metros.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• O Programa Nacional de Dragagem (PND) integra o Programa de Investimento em Logística – Portos (PIL-Portos), que tem previsão de R$ 50,8 bilhões em investimentos na modernização do setor portuário brasileiro até o ano 2017. Desse total, R$ 3,8 bilhões estão previstos para investimento em dragagem de manutenção nos próximos dez anos em diferentes portos do país.

• A Secretaria de Portos da Presidência da República é a gestora do PND.

• Além de investimentos em dragagem, o PIL-Portos também prevê R$ 15,8 bilhões para o Programa de Arrendamentos Portuários.

• Foram mapeadas 159 áreas passíveis de arrendamento. Foram divididas em quatro Blocos organizados em um cronograma de licitações.

• No dia 26.10, foram publicados os editais de licitação de arrendamento de 4 (quatro) áreas portuárias: 3 (três) localizadas em São Paulo, no porto de Santos, e 1 (uma) área localizada no Porto de Vila do Conde, no Estado do Pará.

• Esses quatro terminais são os primeiros de um total de 29 que serão licitados no Bloco 1 do Programa de Investimento em Logística Portuária.

• O Bloco 1 contemplará, além do terminal de grãos em Vila do Conde, outros 19 terminais no Estado do Pará e mais 6 terminais em Santos, além dos 3 terminais já citados, totalizando R$ 4,7 bilhões em investimentos.

• Dos R$ 4,7 bilhões de investimentos, R$ 3,2 bilhões serão destinados ao Estado do Pará e R$ 1,5 bilhões ao Estado de São Paulo.

• Concluído o Bloco 1, já estão previstos investimentos adicionais de R$ 7,2 bilhões para o Bloco 2 a serem aplicados em 9 diferentes estados brasileiros.

• Há ainda outras áreas passíveis de arrendamento para serem agrupadas em outros blocos. Entre esses terrenos há áreas em Itajaí.

• Esses investimentos trarão relevantes aumentos da capacidade de movimentação de cargas.

• O aumento da capacidade de movimentação nesses terminais virá acompanhado de ganhos econômicos e sociais nas regiões de influência desses terminais.

• Serão gerados novos empregos e haverá ganhos de produtividade a partir da utilização de equipamentos modernos e eficientes, que também minimizarão o impacto no meio ambiente.

• Haverá redução de custos logísticos.

• O ganho de competitividade fomentará o desenvolvimento da economia regional, trazendo novas oportunidades de negócios.

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