Portonave tem crescimento recorde de movimentação de contêiner
A crise parece não ter alcançado a Portonave, porto privado de Navegantes. Só no primeiro trimestre de 2016, o terminal movimentou 202,5 mil TEUs - um crescimento de 37% se comparado com o mesmo período do ano passado. Segundo o superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, essa alta é recorde nos oito anos de operação do porto.
Os números são resultado da conquista de novos parceiros comerciais no segundo semestre de 2015. Na ocasião, armadores que operação via Porto de Itajaí migraram para Navegantes. Ao todo, foram seis novas linhas marítimas que passaram a operar no terminal privado. “O mercado está sempre atrás da melhor infraestrutura e dos melhores preços. É uma concorrência não somente com Itajaí, mas com todos os portos”, destaca Castilho.
Segundo o superintendente, o crescimento também se deu em virtude da operação da linha de cabotagem Log-In, que iniciou os trabalhos no final do ano passado. Castilho ainda ressalta que os bons resultados são reflexo dos elevadores investimentos em tecnologia e infraestrutura. Em agosto de 2015, a Portonave finalizou as obras de expansão, dobrando a capacidade de armazenagem de contêineres. Hoje, o porto de Navegantes tem a maior área de armazenagem do Estado.
Embora a expectativa é de que 2016 encerre com saldo positivo, não é possível prever o mesmo ritmo de crescimento até o final deste ano. O porto está atento às condições do mercado interno e também externo, as quais influenciam diretamente a rentabilidade.
Maior movimentação por escala
A Portonave registrou, entre os dias 13 e 14 de maio, a maior movimentação por escala de um navio no terminal. Durante a operação do CMA CGM MEKONG, do Serviço Ásia, foram realizados 2.927 movimentos em 15h25min. Foram usados cinco portêineres nessa operação e a produtividade atingiu 189,9mph (movimentos por hora).
Nos últimos 40 dias, esta é a segunda vez que a Portonave supera a sua marca de movimentação por escala. Nos dias 3 e 4 de abril, na operação do navio CMA CGM CONGO, também do Serviço Ásia, foram 2.908 movimentos.