Após denúncia, trabalhadores de Imbituba ganham novo vestiário
Em abril de 2008, PortoGente denunciou a falta de higiene no Porto de Imbituba (SC). Na época, o local de aguardo destinado aos trabalhadores portuários estava totalmente abandonado, colocando em risco a saúde dos operários. O vestiário estava sempre alagado e o encanamento estourado obrigando os trabalhadores a trocar de roupa na rua, no escuro e na lama. Mais de um ano depois, finalmente, a situação mudou. Foi construído um novo local que humanizou a permanência dos trabalhadores portuários no porto catarinense. Após muita reclamação, o antigo local de aguardo foi demolido.José Sérgio Donária, estivador em Imbituba, aprovou a estrutura do novo recinto, que, segundo ele, ficou “muito bem feita”. Agora há sanitários masculino e feminino e cada sindicato conta com sala individual com mesas e bancos – alguns colocaram até aparelhos de televisão. “Os banheiros estão muito bem planejados. Coisa de primeira”, observa.
Para o estivador, é possível agora afirmar que o porto administrado pela Companhia Docas de Imbituba reúne condições dignas para atender ao trabalhador portuário. Imbituba é o único porto público do País administrado por uma empresa privada
Donária parabeniza a iniciativa da empresa, mas faz uma ressalva. “Esperamos que a manutenção e a limpeza sejam realizadas periodicamente. Se não cuidar, o local pode se tornar o mesmo que antes”.