O que diferencia os melhores CEOs dos outros
O que diferencia um CEO de outros executivos e, mais importante, os bons CEOs dos outros?
De acordo com um estudo da empresa de recrutamento Russell Reynolds e da consultoria Hogan Assessment Systems, a habilidade de identificar oportunidades e tomar riscos calculados são aspectos importantes para um profissional chegar à cadeira mais importante da empresa, mas é a capacidade de priorizar e de admitir o que não sabe que o torna um comandante acima da média.
A pesquisa envolveu uma análise profunda do perfil psicológico de 200 CEOs, que foi comparada a dados de outros 700 presidentes de empresas e de mais 9 mil profissionais em outras posições executivas, todos de diversos países.
Duas características se destacaram de forma significativa entre os CEOs na comparação com os outros gestores: a habilidade de assumir riscos "apropriados" e uma tendência a identificar e aproveitar oportunidades.
"Consideramos essa a 'essência' da personalidade do CEO. Um CEO é significativamente menos cauteloso e mais disposto a agir quando comparado com outros executivos seniores", escreve Dean Stamoulism, líder do centro de pesquisa da Russell Reynolds, em um artigo sobre os resultados do estudo publicado na "Harvard Business Review".
Outras competências que CEOs apresentaram com mais frequência do que gestores de outros níveis são resiliência, originalidade, capacidade de comunicação e a habilidade de construir equipes e ser um catalizador de ação em outros profissionais.
Os pesquisadores também compararam o perfil de CEOs de empresas com bons resultados financeiros com aqueles que não apresentaram números acima da média.
Os melhores presidentes apresentam habilidade de enxergar os pontos mais importantes de processos e têm um senso de prioridade mais afinado, sendo capazes de "ignorar o barulho" e focar o que interessa na hora de resolver problemas.
Além disso, têm a habilidade de identificar o que não sabem, e possuem uma atitude de mente mais aberta para buscar novas informações e disposição para aprender.
"Essa noção de um CEO relativamente modesto pode ir contra o estereótipo de muitos, mas há diversos indícios em pesquisas da utilidade de CEOs serem humildes", diz Stamoulism.