Porto Central
O Porto Central é um complexo industrial portuário privado multi-propósito desenvolvido no modelo de condomínio portuário, no qual os empreendedores são responsáveis pela construção, manutenção e administração da infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades, e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e terminais.
Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes.
Sob o conceito de cluster, através do qual terminais com atividades similares são estrategicamente agrupados para viabilizar sinergias e otimizar a eficiência operacional, o Porto Central atenderá os seguintes clusters:
- Óleo e Gás (incluindo GNL);
- Geração de energia;
- Agronegócio (como soja, milho e fertilizantes);
- Carga geral (como produtos siderúrgicos, granito e mármore, carros e equipamentos);
- Contêineres;
- Minerais (como minério de ferro);
- Industrias Offshore (como base de apoio e estaleiros navais).
O porto será implantado em fases, de acordo com as demandas do mercado e necessidades dos nossos clientes.
A construção dividida em fases permite que a duração das obras do porto seja breve e que a infraestrutura portuária possa estar disponível com mais rapidez.
O Estado do Espírito Santo está empenhado em trabalhar com o governo federal para criar uma Zona de Processamento de Exportação no Porto Central, com o objetivo de atrair negócios e promover exportações industriais e comerciais.
Layout
O Porto Central será instalado em uma área de aproximadamente 2.000 hectares, o equivalente a 3.000 campos de futebol.
O porto acomodará vários terminais de grande escala ao longo de seus 10 Km de berços e píeres.
Com até 25 metros de profundidade, o Porto Central estará apto a receber os maiores navios do mundo, tais como VLCC’s e Valemax, com até 400.000 toneladas de capacidade.
O acesso marítimo para os terminais será realizado através de um canal de acesso de 300 metros de largura, permitindo duas vias de tráfego simultâneo para navios de médio porte e tráfego de sentido único para os maiores navios.