Principais linhas de transporte do Japão
Os três principais carregadores do Japão, a Nippon Yusen KK (NYK), a Mitsui OSK e a Kawasaki Kisen Kaisha compararam suas estimativas de prejuízos para o ano inteiro na terça-feira, com a estabilização do declínio no mercado global de contêineres Ganhos, uma vez que reduzem os custos.
A NYK, a maior das três vendas, reduziu sua previsão de prejuízo operacional para 31 de março para 17 bilhões de ienes (US $ 149,87 milhões) ante uma previsão anterior de déficit de 25,5 bilhões de ienes.
Isso se compara a uma previsão de uma perda operacional média de 24,2 bilhões de ienes de 11 analistas consultados pela Thomson Reuters.
Mitsui OSK reduziu sua estimativa de perda em 7 bilhões de ienes para uma previsão de perda de 8 bilhões de ienes, enquanto a Kawasaki Kisen agora vê um déficit operacional total de 43 bilhões de ienes em comparação com uma previsão de perda de 44 bilhões de ienes há três meses.
"A recuperação do mercado de contêineres e granéis secos e efeitos de reestruturação do segundo trimestre foram os positivos", disse NYK em seu material de apresentação.
Para sobreviver ao que foi a maior queda no transporte de contêineres desde a criação do setor nos anos 50 e 60, a NYK anunciou em outubro que estava integrando sua unidade de contêineres com a Mitsui OSK ea Kawasaki Kisen para criar a sexta maior frota do mundo.
A joint venture a ser detida 38 por cento pela Nippon Yusen e 31 por cento cada por Mitsui OSK e Kawasaki Kisen, está programado para começar as operações em abril de 2018 com cerca de 256 navios, somando até uma capacidade total de 1,38 milhões de unidades equivalentes de 20 pés TEU).
As três empresas japonesas de frete marítimo operam uma frota combinada de mais de 2.000 navios, incluindo navios-tanque, navios de carga seca e navios porta-contentores.
Mas, em sinal de preocupação com as conseqüências dessa queda, a Mitsui OSK cortou nesta terça-feira sua perspectiva de receita líquida de 7 bilhões de ienes "devido a preocupações com a possibilidade de mais prejuízo dos portões de containers".
A perda operacional combinada nos três carregadores no trimestre até 31 de dezembro totalizou 1,4 bilhão de ienes, em comparação com um lucro de 6,3 bilhões de ienes no ano anterior. (1 $ = 113,4300 ienes) (Reportagem de Tim Kelly, edição de Himani Sarkar e Muralikumar Anantharaman)