Canal do Panamá fixa registro de tonelagem mensal
O Canal do Panamá estabeleceu um novo recorde mensal de tonelagem em janeiro de 2017, com 36,1 milhões de toneladas de Canal do Panamá (PC / UMS) e 1.260 navios que transitam pelas eclusas, a Expandida e Original.
O recorde anterior foi estabelecido no mês anterior, em dezembro de 2016, quando 1.166 navios transitaram a hidrovia por um total de 35,4 milhões de PC / UMS.
Antes da inauguração do Canal Ampliado em 26 de junho de 2016, o registro mensal de tonelagem foi de 30,4 milhões de PC / UMS, que foi fixado em outubro de 2014.
"Este aumento reitera a importância do Canal Expandido e é mais uma prova da continuidade da confiança da indústria marítima no Canal do Panamá e do impacto que terá sobre o futuro do comércio global", disse o administrador do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano.
Sete meses após a inauguração das novas eclusas Neopanamax do Canal do Panamá, o Canal Expandido já transitou mais de 750 navios Neopanamax - mais de 50 por cento dos quais eram navios porta-contentores.
Além disso, o Canal Expandido também se expandiu para acomodar navios de gás liquefeito de petróleo (GLP) e de gás natural liquefeito (GNL), bem como grandes navios graneleiros, navios-tanque e veículos.
Em abril de 2017, o Canal do Panamá marcará a passagem dos primeiros navios de cruzeiro Neopanamax através das novas eclusas.