Notícias


Correnteza faz cinco barcos de pesca se soltarem em Itajaí

A Marinha vai instaurar um inquérito para apurar o que provocou a soltura de cinco barcos de pesca que estavam atracados no Rio Itajaí-açu, em Itajaí e Navegantes, no fim da tarde de quinta-feira. Várias embarcações foram danificadas com o incidente.

O primeiro barco se soltou em Navegantes, depois que teve os cabos rompidos _ aparentemente, devido ao acúmulo de entulho que desceu junto com a correnteza. Essa embarcação foi parar na outra margem e bateu em outras quatro, que também acabaram se soltando. Pelo menos um dos barcos atingidos teve que ser levado ao estaleiro para receber reparos nesta sexta-feira.

De acordo com o delegado da Capitania dos Portos de Itajaí, Alekson Porto, serão avaliadas as amarrações e a condição dos cabos. O mais provável, no entanto, é que a causa tenha sido mesmo a força das águas.

No momento do incidente, a velocidade do Itajaí-açu na foz era de 5 nós na superfície, o que equivale a 10 a 12 quilômetros por hora. A cada três metros de profundidade, a velocidade dobra.

O limite para manobra de navios no canal de acesso é de correntes de 2 nós, menos da metade do que foi registrado nesta quinta.


 

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br