Notícias


AP Moller - Maersk vende unidade de petroleiros para a Maersk Family Fund por US $ 1,17 bilhão

O conglomerado dinamarquês AP Moller - Maersk (Maersk Group) assinou um acordo para vender sua unidade Maersk Tankers a uma subsidiária da AP Moller Holding por US $ 1,17 bilhão em dinheiro.

A AP Moller Holding, acionista controlador da Maersk Group, é um fundo de propriedade total criado pelo fundador da AP Moller-Maersk. 

Ele tomará posse da Maersk Tankers através da sua subsidiária APMH Invest A / S.

A AP Moller Holding anunciou que planeja estabelecer um consórcio de propriedade para a frota com a japonesa Mitsui & Co. e outros parceiros potenciais, nos quais a AP Moller Holding será o acionista majoritário.

O Grupo Maersk disse que o produto da transação será usado para reduzir a dívida. Fechamento da transação planejada em outubro de 2017 e não está sujeita às aprovações de controle de fusão.

A Maersk Tankers faz parte da AP Moller - Maersk desde 1928 e é uma das maiores empresas de petroleiros de produtos do mundo, empregando 3.100 pessoas. 

A frota é constituída por 161 navios petroleiros de produto, dos quais 80 são de propriedade. 

A frota é diversificada em quatro segmentos;Intermediário, acessível, médio alcance e longo alcance 2.

"A Maersk Tankers atendeu o AP Moller - Maersk há quase um século, criando uma posição de liderança no mercado de produtos petrolíferos. Como ex-CEO da Maersk Tankers há mais de 10 anos, reconheço a importância de ter um proprietário com uma visão de mercado a longo prazo nesta indústria, e é por isso que me agrada que Maersk Tankers possa continuar a construir seu nome forte e posição sob AP Moller Holding ", diz Søren Skou, CEO da AP Moller - Maersk.

A venda da Maersk Tankers é o segundo acordo como parte da estratégia da Maersk de dividir a empresa entre seus principais serviços de transporte e logística e seus negócios relacionados com petróleo e petróleo.

 Em agosto, a Maersk concordou em vender sua unidade de petróleo Maersk para a empresa petrolífera francesa Total, para uma contraprestação total de US $ 7,45 bilhões.

"Tendo determinado a futura posse da Maersk Tankers, tomamos ainda um passo importante em nossa estratégia para liberar recursos e focar o crescimento futuro no AP Moller - Maersk sobre transporte de contêineres, portos e logística", disse Skou.

Sob o acordo, a AP Moller Holding assumirá a organização, portfólio e quaisquer obrigações da Maersk Tankers, além de assumir todos os compromissos de capital pendentes do programa de renovação da frota da Maersk Tankers.

"Ao determinar a melhor propriedade futura para a Maersk Tankers, foi imperativo para nós assegurar um proprietário financeiramente sólido com visão industrial e uma visão de longo prazo sobre a natureza cíclica inerente da indústria de petroleiros. Isso assegurará que a Maersk Tankers possa continuar aproveitando as oportunidades de mercado, além de manter as capacidades e a organização na qual a posição global do líder da Maersk Tankers está construída ", diz Claus V. Hemmingsen, vice-presidente executivo da AP Moller - Maersk e CEO da divisão Energy.

Os planos da Maersk para as restantes empresas sob a divisão Energia, Maersk Drilling e Maersk Supply Service, ainda estão definidos antes do final de 2018, disse a empresa.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br