Canal do Panamá aumenta o feixe máximo de navios usando eclusas do Neopanamax
A Autoridade do Canal do Panamá anunciou que aumentará em mais de dois metros o feixe máximo permitido para navios nas novas eclusas do Neopanamax, o que inevitavelmente resultará em navios ainda maiores usando a hidrovia.
A ACP disse em um comunicado este mês que, a partir de 1º de junho de 2018, o novo feixe máximo permitido será ajustado para 51,25 metros (168,14 pés), mais de dois metros acima do atual feixe máximo de 49 metros.
O feixe é medido na superfície externa da placa da carcaça de um navio e em todas as estruturas salientes abaixo das paredes da eclusa.
"Depois de quase dois anos de sucesso nas eclusas do Neopanamax, a Autoridade do Canal do Panamá tem o prazer de anunciar um aumento no raio máximo permitido para navios que transitam por essas eclusas", disse o ACP em um comunicado.
O Canal do Panamá Expandido foi aberto para navios em junho de 2016 e até agora mais de 3.000 embarcações já passaram pelas novas eclusas do Neopanamx.
Em agosto passado, o CMA CGM Theodore Roosevelt tornou-se o maior porta-contêineres a passar pelas eclusas Neopanamax do canal do Panamá expandido durante uma viagem da Ásia para a Costa Leste dos EUA.
O CMA CGM Theodore Roosevelt tem um total de 14.855 TEUs e mede 365,9 metros de comprimento e 48,2 metros de raio.
Menos de uma semana depois, o navio irmão da CMA CGM Theodore Roosevelt, CMA CGM J Adams, com as mesmas dimensões, tornou-se o segundo navio com capacidade para mais de 14.000 TEUs a usar o Canal do Panamá.