Notícias


TCU vai decidir situação do Porto de Itajaí na próxima semana

Diante da pressão da bancada catarinense, o Tribunal de Contas da União (TCU) deve decidir na próxima semana se aceita ou não a realização de um contrato emergencial para as obras do Porto de Itajaí. A previsão é do procurador-geral do TCU, Lucas Furtado, que recebeu ontem informações técnicas sobre a situação do porto. Furtado garantiu que até o começo da próxima semana entregará seu parecer ao ministro-relator, Augusto Schermann.

Com o parecer do procurador, o ministro poderá concluir o relatório e encaminhá-lo para análise do plenário. A votação será decisiva para definir uma solução à retomada das obras do porto, paralisadas desde o começo de julho. Na época, a empresa responsável detectou a necessidade de mudanças no projeto, como o aprofundamento das estacas de sustentação. A alteração elevaria os custos em cerca de 50%, o que foi questionado pelo TCU. Agora caberá aos ministros decidirem se acatam ou não a realização de um contrato emergencial para a retomada das obras.

A decisão do TCU poderá sair na mesma semana em que é esperada uma manifestação do Instituto Militar de Engenharia do Exército, que na segunda-feira encaminhou engenheiros a Itajaí para verificar a situação do porto.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br