Itajaí importa mais 1.018 veículos da GM
Há exatos 15 das de ter zarpado de Itajaí para o Rio de Janeiro, em 09 de julho, retorna amanhã a Itajaí o navio European Higway, do armador Kawazaki Kisen Kaisha e bandeira panamenha, trazendo uma remessa de 1.018 automóveis da General Motors (GM/Chevrolet), marca Cruze, fabricados na unidade argentina da montadora.
Esta é a terceira de uma série de operações teste para avaliar as condições do porto de Itajaí para esse tipo de carga.
A primeira atracação ocorreu em junho, em um sábado, e trouxe para a cidade 500 veículos.
A segunda ocorreu em 9 de julho e desembarcou cerca de mil veículos modelo Cruze, no período noturno.
No entanto, a terceira atracação é que vai avaliar se Itajaí tem ou condições logísticas para esse tipo de operação.
A operação programada para amanhã, 23, terá o mesmo número de automóveis operados na última escala, porém, deve ocorrer em um dia útil e em horário de rush, para que seja avaliada a operação completa, inclusive, com o deslocamento dos pátios do porto até o Recinto Alfandegado Contíguo (RAC).
A atracação está programada para as 10h30 no berço 2, da APM Terminals.
Como há necessidade de que os carros que desembarcam do navio, após a conferência no armazém da área primária do porto, atravessem a Avenida Irineu Bornhausen para acessar o recinto alfandegado, a ideia é calcular quanto tempo levará o processo num dia comercial.
A partir daí a empresa vai avaliar a fluidez do serviço em dias de maior movimento no terminal e no entorno e ver se a logística de Itajaí condiz com as necessidades da montadora.
Se o porto de Itajaí for aprovado em todas as fases dos testes, a cidade deve receber a média de 5 mil carros por mês.