Notícias


Após testes bem-sucedidos, o Maersk Launcher reboca o primeiro sistema de limpeza do oceano para o Great Pacific Garbage Patch

O primeiro sistema de limpeza oceânica em larga escala do mundo está agora indo para a Great Pacific Garbage Patch depois de completar com sucesso os testes de mar na costa da Califórnia.

Ocean Cleanup Project anunciou quarta-feira que o seu Sistema 001, que partiu de São Francisco em 8 de setembro , está agora de volta à configuração de reboque e está a caminho do Garbage Patch. 

O sistema está sendo rebocado pelo Maersk Launcher, disponibilizado para o projeto pela AP Moller-Maersk e DeepGreen, seu atual detentor de fretamento.

O sistema 001 consiste em uma barreira flutuante em forma de U de 600 metros de comprimento (2000 pés) com uma saia de três metros (10 pés). 

Poderia ser o primeiro de 60 sistemas focados na remoção de detritos plásticos flutuantes da Great Pacific Garbage Patch, localizada a cerca de 1.200 milhas náuticas da costa, nos próximos dois anos.

O sistema é projetado para ser impulsionado pelo vento e pelas ondas, permitindo que ele capture passivamente e concentre os detritos de plástico na frente dele. 

Devido à sua forma, os detritos serão canalizados para o centro do sistema. Movendo-se ligeiramente mais rápido que o plástico, o sistema agirá como um Pac-Man gigante, roçando a superfície do oceano.

Situado a meio caminho entre o Havaí e a Califórnia, o Great Pacific Garbage Patch contém cerca de 1,8 trilhão de peças de plástico e cobre uma área duas vezes maior que o Texas. 

Acredita-se que a maior zona de acumulação de plásticos oceânicos do mundo.

Embora o objetivo principal do System 001 seja provar a tecnologia e iniciar a limpeza, uma meta secundária é coletar dados de desempenho para melhorar o design para futuras implantações. 

O sistema também é equipado com sensores, câmeras e luzes de navegação acionadas por energia solar e por satélite para comunicar a posição do Sistema 001 à passagem do tráfego marítimo e permitir o monitoramento extensivo do sistema e do ambiente.

Após a entrega do sistema ao Great Pacific Garbage Patch, o Maersk Launcher permanecerá ativo como plataforma de observação por várias semanas.

Se tudo correr conforme o planejado, a The Ocean Cleanup estima que a frota de sistemas, posicionados estrategicamente, poderia remover metade do plástico da Great Pacific Garbage Patch no prazo de cinco anos.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br