A Maersk estabelece uma ambiciosa meta zero de emissão de CO2 zero até 2050.
O conglomerado dinamarquês AP Moller-Maersk, proprietário da maior linha de transporte marítimo do mundo, revelou nesta terça-feira uma importante iniciativa climática que estabelece uma meta ambiciosa de se tornar neutra em carbono até 2050.
Para atingir esse objetivo, a Maersk diz que investirá recursos significativos nos próximos 5 a 10 anos em inovação e tecnologia que apoie seu plano de descarbonização, que inclui o desenvolvimento de uma embarcação de emissão líquida zero de CO2 comercialmente viável em 2030.
A Maersk disse que a iniciativa visa acelerar a transição para o transporte neutro em carbono e está exigindo um forte envolvimento da indústria.
“A única maneira possível de alcançar a tão necessária descarbonização em nossa indústria é transformando-se totalmente em novos combustíveis neutros em carbono e cadeias de suprimento”, diz Søren Toft, diretor de operações da AP Moller-Maersk.
À medida que os volumes de remessa continuam a crescer junto com o comércio mundial, a Maersk diz que melhorias de eficiência na tecnologia atual baseada em combustível fóssil só podem manter as emissões globais dos embarques em torno dos níveis atuais - na verdade não eliminam nem reduzem significativamente a liberação de emissões de CO2 na atmosfera.
“Os próximos 5 a 10 anos serão cruciais”, acrescentou Toft. “Investiremos recursos significativos em inovação e tecnologia de frotas para melhorar a viabilidade técnica e financeira de soluções descarbonizadas. Nos últimos quatro anos, investimos cerca de US $ 1 bilhão e engajamos mais de 50 engenheiros a cada ano no desenvolvimento e implantação de soluções energeticamente eficientes. No futuro, não podemos fazer isso sozinhos.
A Maersk diz que estará se esforçando para resolver problemas específicos do transporte marítimo, que exige soluções diferentes do automotivo, ferroviário e aéreo.
Dada a vida útil de 20 a 25 anos de uma embarcação, a Maersk diz que agora é hora de unir forças no desenvolvimento de novas embarcações que estarão operando os oceanos do mundo em 2050.
“Espera-se que o caminhão elétrico que ainda está por vir possa carregar no máximo 2 TEU e seja projetado para rodar 800 km por carga. Em comparação, uma embarcação de contêineres transportando milhares de TEUs do Panamá para Roterdã faz cerca de 8.800 quilômetros ”, disse Maersk em um comunicado à imprensa.
“Com durabilidade de bateria curta e sem pontos de carregamento ao longo da rota, desenvolvimentos inovadores são imperativos.”
A pesquisa e o desenvolvimento serão, obviamente, um componente-chave na transição da indústria para longe dos combustíveis fósseis.
Ao estabelecer essa meta ambiciosa, a Maersk espera atrair pesquisadores interessados, desenvolvedores de tecnologia, investidores, proprietários de cargas e legisladores que ativarão o forte envolvimento da indústria, o codesenvolvimento e o patrocínio de soluções sustentáveis ??que ainda estamos para ver no setor marítimo ” de acordo com Maersk.