Notícias


Triunfo deve entregar obras dos acessos ao Porto de Itajaí final de fevereiro 2019

A construtora Triunfo, responsável pelas obras dos novos acessos aquaviários do Complexo Portuário do Itajaí, solicitou ao governo do Estado um novo aditivo de prazo para a conclusão das obras, até p dia 28 de fevereiro. Segundo informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, a empresa está tendo dificuldades na retirada do cabeço do Molhe Norte, restando aproximadamente cerca de 50 metros de pedras. A obra já foi totalmente paga, deveria estar concluída desde o ano passado e a Triunfo já recebeu a quarta notificação por atraso.

O superintendente interino do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, diz que o porto vem acompanhando os prazos da construtora e discutindo o problema com o governo estadual desde o final do ano passado – com o antigo e agora com o atual governo – e recebeu a confirmação da conclusão até o final de fevereiro. “Em paralelo a isso a Autoridade Portuária está tomando as providências necessárias para, com o contrato da dragagem de manutenção das cotas de -14 metros nos canais e bacia de evolução, iniciar também a dragagem das áreas da nova bacia de evolução e contorno do canal de acesso”, diz Moritz. “Enquanto isso a triunfo continua trabalhando”, acrescenta.

Moritz informa ainda que a Autoridade Portuária está fazendo um levantamento completo com relação às condições das profundidades junto ao Molhe Norte e novas áreas. Isso vai garantir que o cronograma de dragagens seja mantido e o Complexo Portuário receba navios de 336 metros ainda no primeiro semestre. “O treinamento dos práticos também está tendo continuidade, em São Paulo, e em fevereiro iniciam as simulações na Holanda”, diz.

Sinalização e balizamento náutico

A Superintendência do Porto de Itajaí está finalizando também a contratação da nova sinalização e balizamento náutico, por meio de processo licitatório. Os serviços sevem ser concluído ainda no primeiro trimestre deste ano, o que possibilitará as operações de navios maiores em Itajaí. “Com a conclusão das simulações e a chegada dos relatórios, e a homologação dos novos parâmetros pela Autoridade Marítima, estaremos inaugurando uma nova faze para o Porto de Itajaí, no máximo até abril deste ano.”

Mesmo em férias, o superintendente do Porto, engenheiro Marcelo Werner Salles, atendeu a reportagem da Revista Portuária e alegou os atrasos da obra em Itajaí a atual situação financeira da empresa triunfo, que também está com obras atrasadas em outras cidades brasileiras. Salles ainda adiantou que, além da conclusão das obras em fevereiro, o Porto de Itajaí também está elaborando estudos para se inteirar da atual realidade da obra e auxiliar na conclusão, com dragagens e outras ações dentro do que possibilita a legislação e o contrato de dragagem.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br