Notícias


Estado considera concluída obra da bacia de evolução de Itajaí

O contrato entre o Governo do Estado e a empresa Triunfo, para abertura da nova bacia de evolução que atenderá aos portos de Itajaí e Navegantes, encerrou no último domingo (31).

Para a Secretaria de Estado de Infraestrutura, a construtora terminou o que era previsto na contratação e a obra está entregue.

Os trabalhos, no entanto, devem continuar – agora sob responsabilidade da Superintendência do Porto de Itajaí (SPI).

O volume de dragagem contratado junto à Triunfo foi cumprido, mas não deu conta de atingir a profundidade esperada, de 14 metros.

Como não há possibilidade de aditivos financeiros, o Estado entregará a obra de acordo com o que estava previsto na contratação.

O superintendente do porto, Marcelo Salles, aguarda agora comunicado oficial do Estado, informando a conclusão das obras contratadas, para avaliar o quanto ainda falta dragar.

A SPI já tem um contrato para dragagem de manutenção - mas, como se trata de um volume maior, haverá novos custos.

Salles pretende apresentar à comunidade, em reuniões públicas, o investimento que será necessário antes de dar sequência aos trabalhos.

O Estado investiu R$ 125 milhões nas obras da nova bacia de evolução.

Considerada vital para manter a viabilidade do Complexo Portuário do Itajaí-Açu, a obra abre espaço para que os terminais passem a receber navios de até 336 metros de comprimento – hoje, o limite é de 305 metros.

Sem prazo

Embora o Estado considere o contrato concluído, não há prazo para que as primeiras manobras ocorram na nova bacia de evolução de Itajaí e Navegantes, o que prejudica a negociações de novas linhas.

Será necessário que a Marinha do Brasil faça a homologação da bacia para que ela possa ser utilizada – mas esse processo só inicia depois que a dragagem estiver de fato concluída.

As simulações de manobra foram feitas pelos práticos em Roterdã, na Holanda.

 

?

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br