MSC cresce durante crise e ameaça liderança da Maersk em ranking
Com a rápida expansão de sua frota durante a crise do setor, num cenário em que a maioria dos concorrentes está reduzindo a capacidade, a MSC, segundo maior armador de contêineres do mundo, está diminuindo a vantagem da líder do segmento, a dinamarquesa Maersk."A MSC vem tendo um desempenho ímpar nos últimos 15 meses", disse relatório da AXS-Alphaliner, consultoria baseada em Paris.
A fatia de mercado da MSC, baseada no número efetivo de navios em operação, aumentou de 10,4% no início de 2008 para 11,5%, no primeiro dia deste mês, de acordo com dados da Alphaliner.
Durante o mesmo período, a participação da Maersk caiu de 16,1% para 14,1%. Terceira colocada no ranking da consultoria, a CMA CGM viu seu share cair de 7,6% para 7,1%, no mesmo período.
Baseada em Genebra, na Suíça, a MSC reduziu a diferença para a Maersk para apenas 2,6%, ou 340 mil Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), a menor entre o líder e o vice-líder do ranking em toda a história do transporte de contêineres.
Em 2008, a movimentação da MSC cresceu 5% e chegou a 10,5 milhões de Teus. A da Maersk alcançou 13,8 milhões de Teus no mesmo intervalo.
Enquanto a maioria dos transportadores oceânicos deixava ociosos navios próprios e devolvia os fretados, a MSC aumentou sua capacidade fretando embarcações, disse a Alphaliner.
A frota da MSC também aumentou com a chegada de três embarcações com capacidade para 14 mil Teus e quatro para 11.660 Teus, que serão utilizadas no serviço "Silk", entre o extremo Oriente e a Europa.
A empresa conta com encomendas de 41 navios com capacidade para mais de 12.500 Teus. A maioria dos armadores está deixando uma parte de sua frota ociosa. A empresa que mais navio retirou do trade é a APL, que deixou 21 navios ociosos, o que representa 22% de sua capacidade total. A MSC, pelo contrário, tem apenas dois navios parados.