Portos de SC investem para ampliar movimentação
Com linhas disponíveis para mercados do mundo inteiro e ativos na navegação de cabotagem, os portos de Santa Catarina, no Sul do Brasil, seguem investindo em novos equipamentos e tecnologias de ponta. O objetivo é ampliar a capacidade de movimentação e as condições de operar com produtos diversos.
Em 2018, os portos instalados no Estado movimentaram 44,5 milhões de toneladas, o que corresponde a 4% da movimentação de todos os portos do país. Os terminais da Portonave e Itapoá ocupam a quarta e a quinta posição, respectivamente, no ranking nacional de movimentação de contêineres.
Entre as principais mercadorias movimentadas estão carne congelada e derivados (frango, carne bovina e carne suína); madeira e derivados; tabaco; plásticos, polímeros e derivados; maquinários; coque; petróleo; cevada; sal, trigo; milho; soja; bobinas de aço; motores; produtos metalmecânico; têxteis; eletroeletrônicos e químicos.
Perfil dos portos
Porto de Itajaí
O Complexo Portuário do Itajaí conta com uma bacia de evolução de 750 metros de extensão, 400 metros de largura e profundidade de 14 metros. O Porto de Itajaí é operado pela APM Terminals, referência na movimentação portuária de contêineres, oferecendo ao mercado uma moderna e eficiente estrutura. Com movimentação média de 25 mil contêineres por mês, o terminal dispõe de 1.500 tomadas reefers, três guindastes pórticos móveis (MHC), 13 empilhadeiras de grande porte (reach stacker) e duas empilhadeiras de vazios (emptyhandler).
Portonave
Localizada em Navegantes (SC), a Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, como o primeiro terminal privado do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo. Como um importante diferencial competitivo, possui uma câmara frigorífica (Iceport) totalmente automatizada, com seis transelevadores, e capacidade estática de 16 mil posições pallets. Atualmente, a Portonave possui área total de 400 mil m², sendo cerca de 360 mil m² de área alfandegada, dividida em três berços de atracação, em um cais linear de 900 metros, com capacidade estática de armazenagem de 30 mil TEUs.
Porto Itapoá
O Porto Itapoá Iniciou suas operações em junho de 2011, sendo o mais novo terminal portuário do Brasil. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 mil TEUs por na e já iniciou seu projeto de expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. Sua localização é estratégica, na Baía da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, que possui características seguras e facilitadas para a atracação dos navios, com águas calmas e profundas, ideal para receber embarcações de grande porte
Porto de São Francisco do Sul
Consolidado como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior do Brasil, o porto movimentou, em 2018, 4.434.691 toneladas conformes dados da Antaq. Hoje, o Porto de São Francisco do Sul é o 3º maior mobilizador em granel sólido do Sul do País. Exporta ainda produtos siderúrgicos, pasta de celulose e fertilizantes. Em termos de estrutura natural, o Porto de São Francisco do Sul conta com um canal de acesso 9,3 milhas de extensão, 150 metros de largura e 13 metros de calado. A infra-estrutura instalada conta com cais acostável de 780 metros de comprimento e 43 pés de profundidade máxima.
Porto de Imbituba
O porto conta uma estrutura completa para garantir qualidade e agilidade no atendimento aos seus clientes. As instalações de acostagem permitem que todas as cargas sejam operadas nos três berços públicos, totalizando 660 metros de cais acostável. Além disso, o porto está localizado numa enseada aberta, abrigada por um molhe de 850 metros. Também possui instalações especiais para granéis líquidos, carga geral e contêineres.