Notícias


Porto de Itajaí recebe prêmio pelo melhor Índice de Desempenho Ambiental entre os portos públicos.

Porto de Itajaí recebe prêmio pelo melhor Índice de Desempenho Ambiental entre os portos públicos.
 
O prêmio foi entregue na quarta-feira em Brasília, durante a realização do terceiro prêmio ANTAQ.
 
 
A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu a premiação pela conquista do primeiro lugar, entre os portos públicos, no Índice de Desempenho Ambiental (IDA).
 
A cerimônia de premiação foi realizada nessa quarta-feira (11), durante a 3ª Edição do Prêmio ANTAQ, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em Brasília. O Porto de Itajaí foi representado pelo seu Superintendente, Eng. Marcelo Werner Salles e pela Gerente de Meio Ambiente da SPI, Médelin Pitrez dos Santos.
 
Para Marcelo, o Porto de Itajaí sempre buscou o crescimento de forma sustentável, e esse prêmio é a prova de que é possível crescer vertiginosamente e manter um bom desempenho ambiental.
 
“Mesmo quando não alcançamos o primeiro lugar, nós trabalhamos para isso. Receber essa premiação é o resultado do planejamento e do trabalho de todos que assumiram, juntos, o desafio de voltar a ter nossa atividade com bons índices. Nós saldamos compromissos sociais, estamos com todas as licenças para as obras de ampliação e manutenção em dia e fizemos todas as compensações que nos foram solicitadas”, garante Marcelo.
 
Médelinacredita que os projetos de interação entre porto e cidade contribuíram para essa conquista.
 
“Nós sempre procuramos desenvolver projetos que beneficiam não só o porto, mas toda a comunidade circunvizinha. Entendemos que nosso compromisso socioambiental é muito forte e queremos fortalecer ainda mais. O Porto de Itajaí vem de um processo de restruturação e o crescimento que tivemos possibilitou um investimento maior nessas atividades”.
 
Ela destaca que a parceria com diversas instituições públicas e privadas ajudaram alcançar esse resultado.
 
“Sem nossos parceiros a gente não conseguiria conquistar essa premiação. Eles são fundamentais para que possamos desenvolver todas as nossas atividades. Também quero ressaltar a parceria com os Terminais de Uso Privado (TUP’s) e do nosso arrendatário, APM Terminals. Um dos indicadores avaliados pelo IDA é a Gestão Condominial do Porto Organizado. Nesse item é analisado como a autoridade portuária controla e monitora as licenças ambientais, planos de emergência entre outros aspectos dos terminais que compõe o complexo.  Somos muito ativos nas questões ambientais, e em todas as ações que realizamos podemos contar com a colaboração deles. Nesse sentido, não somos concorrentes, somos parceiros e a comunidade é a maior beneficiária disso”.
 
“O porto é motivo de muita alegria para a cidade de Itajaí e eu fico muito feliz por ver esse trabalho reconhecido nacionalmente. Nós somos a prova de que é possível crescer junto com a comunidade, reduzindo o impacto causado pela atividade e promovendo sempre o bom relacionamento com o meio ambiente.  Eu parabenizo a todos os colaboradores pelo excelente trabalho e por não pouparem seus esforços para trazer cada dia mais qualidade e eficiência nos serviços entregues pelo nosso porto”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.
 
O Prêmio ANTAQ foi criado com o objetivo de reconhecer as empresas de navegação e instalações portuárias que procuram alternativas para melhorar os serviços prestados. São premiadas quatro categorias: Desempenho Ambiental – maior índice (IDA) e melhor evolução anual; qualidade no atendimento ao usuário; iniciativas inovadoras; e artigo técnico-científico.
 
O Porto de Itajaí alcançou 99,43 pontos garantindo o primeiro lugar entre os terminais públicos na categoria maior Índice de Desempenho Ambiental. A Portonave ficou em segundo lugar entre os terminais de uso privado, com 87,84 pontos.
 
O IDA tem uma metodologia própria que avalia 38 indicadores, entre eles: licença ambiental, consumo e eficiência no consumo de energia e monitoramento da fauna e flora.
 
“Esse prêmio nos faz bem, ele é motivo de orgulho, não só para quem trabalha no Porto, mas para a cidade de Itajaí e Santa Catarina. Nós cravamos nossa bandeira lá, mostrando a capacidade que a comunidade portuária tem de administrar e manter em pleno funcionamento o nosso terminal. Sei que será difícil mantê-lo, mas vamos trabalhar muito para isso”, finaliza o Superintendente Marcelo Werner Salles.
 
Confira os demais premiados pelo Prêmio ANTAQ:
 
 
CATEGORIA: QUALIDADE DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO:
 
1º – ISHIGURO & CIA LTDA
 
2º – SEADE & GURGEL LTDA
 
3º – EMPRESA DE NAVEGAÇÃO PAIVA LEÃO LTDA
 
 
 
CATEGORIA: ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO
 
1º – PORTOS BRASILEIROS, MANUSEIO DE GRANÉIS VEGETAIS E DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (CARLOS ALBERTO AYUPE VITOI)
 
2º – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO DE PORTOS PÚBLICOS (ISABELLA PEARCE DE CARVALHO MONTEIRO)
 
3º – PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA FORMULAÇÃO DE PLANO OPERACIONAL NO CONTEXTO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO (PDZ) DOS PORTOS BRASILEIROS (ALEXANDRE SÁ DOS SANTOS, ALINE HUBER, CARLOS FREDERICO ALVES, NÚBIA ILKA CARBONARI E THIAGO BUSS)
 
 
 
CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 PORTOS PÚBLICOS:
 
1º – PORTO DE ITAJAÍ
 
2º – PORTO DE PARANAGUÁ
 
3º – PORTO DO ITAQUI
 
 
 
CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 TUPS:
 
1º – TERMINAL MARÍTIMO PONTA DA MADEIRA
 
2º – PORTONAVE
 
3º – TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG
 
 
 
CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 PORTOS PÚBLICOS
 
1º – PORTO DE ILHÉUS
 
2º – PORTO DE SANTANA
 
3º – PORTO DE ARATU
 
 
 
CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 TUPS
 
1º – TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG
 
2º – TERMINAL AIVEL | RAÍZEN
 
3º – PORTO ITAPOÁ
 
 
 
CATEGORIA: INICIATIVAS INOVADORAS
 
1º – TERMINAL MARÍTIMO FLUTUANTE DE GNL COM ANCORAGEM YOKE E SISTEMA MEDUSA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OPERAÇÕES: SOLUÇÃO DE GRANDE SEGURANÇA E BAIXO IMPACTO AMBIENTAL (RAFAEL DE ANDRADE WATAI, LUCAS BURANELLI, ROMERO DE OLIVEIRA E SILVA E FELIPE RUGGERI)
 
2º – CENTRO DE SIMULAÇÃO DA ACADEMIA TRANSPETRO (GIUSEPPE FRANÇA DE OLIVEIRA, IVAN CROCE E SILVA E GILBERTO MACIEL DA SILVA)
 
3º – INOVAÇÃO NO EMBARQUE DE GRANEIS SÓLIDOS:  INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CARREGAMENTO DE MANGANÊS NO PORTO DE PECÉM (IEDA PASSOS THEOPHILO DE OLIVEIRA, JOSÉ ALCÂNTARA NETO, WAGNER MONTEIRO FERREIRA E FRANCISCO WILAME SILVA AMARAL JÚNIOR).
  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br