Notícias


Operações teste da nova bacia de evoluções de Itajaí iniciam 17 de janeiro

Se comprovadas a eficácia e segurança das operações na nova bacia por meio das manobras teste, o Complexo Portuário começa a operar navios acima de 306 metros entre abril e junho deste ano.
 
Está previsto para 17 de janeiro o início das manobras teste da nova bacia devolução do Complexo Portuário do Itajaí. No entanto, a data pode ser postergada dependendo das condições climáticas. A definição ocorreu na tarde desta quinta-feira, 9, em reunião na Delegacia da Capitania dos Porto de Itajaí, envolvendo as autoridades Portuária e Marítima, operadores, praticagem, entre outros entes ligados às atividades portuárias.
 
Serão feitos três testes, com embarcações de 306 metros de comprimento com 48 metros de boca – o limite atual de tamanho das embarcações que operam nos terminais locais. Nos testes, os navios farão o giro de 180º necessário para entrar ou sair dos portos locais, fazendo o giro a distante do porto e entrando de ré, ou entrando de frente e saindo de ré, para posteriormente fazer o giro.
 
“Esses testes darão perspectivas mais concretas para a utilização da nova estrutura”, explica Alexandre Rocha, prático da empresa Itajaí Pilots [responsável por todas as manobras de entrada e saída no Porto de Itajaí e demais terminais que formam o Complexo Portuário]. Se comprovadas a eficácia e segurança das operações na nova bacia por meio das manobras teste, o Complexo Portuário começa a operar navios acima de 306 metros entre abril e junho deste ano.
 
Essas manobras teste são esperadas desde novembro do ano passado, quando o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) aprovou o levantamento hidrográfico referente ao alargamento do canal de acesso do Porto de Itajaí e demais terminais que formam o Complexo, de 150 metros para 200 metros [obtido com a conclusão das dragagens e do molhe]. O órgão também oficializou os novos parâmetros de navegação da recém construída bacia de evolução, de 540 metros de diâmetro, tudo à profundidade de 14 metros.
  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br