Secretário do MInfra explica projeto BR do Mar que irá incentivar a cabotagem no Brasil
Diogo Piloni falou sobre os benefícios do projeto que irá incentivar a cabotagem no Brasil
O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, participou na tarde desta quarta-feira (19) de uma live com o deputado Evair de Mello para falar sobre os benefícios do projeto BR do Mar, já enviado em caráter de urgência para a Câmara dos Deputados. Ele busca ajustar a legislação de forma a incentivar a cabotagem no Brasil, tornando-a uma alternativa logística às rodovias e ferrovias brasileiras.
Piloni explicou que o MInfra está confiante na tramitação do projeto e que ele irá deixar um grande legado para o país. O secretário explicou que nos países em que há grande disponibilidade de costa marítima, a cabotagem é um dos segmentos desenvolvidos, pois reduz os custos de navegação em longa distância, além de ser menos poluente. “A cabotagem é uma espécie de transporte multimodal, que precisa da integração com rodovias e ferrovias para levar a carga a seu destino”, explicou.
O projeto também irá fomentar a indústria nacional de construção de embarcações. Entre as formas de incentivo, o BR do Mar propõe o aumento no escopo o Fundo da Marinha Mercante para manutenção das embarcações em território brasileiro. “Além do projeto de lei, também temos outras linhas de estímulo ao setor, como o fim do imposto de importação para embarcações da cabotagem e a redução nos custos de combustíveis – que eram na ordem de 50% - por meio de mudanças na alíquota de impostos”, declarou Piloni.