Notícias


Porto de Itajaí Recebe Dois Prêmios Portos + Brasil

Onze portos públicos brasileiros foram premiados em 4 categorias diferentes no Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério da Infraestrutura, durante o encerramento do Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export, na noite do dia 24 de novembro. O ministro Tarcísio de Freitas destacou os avanços do setor portuário no Brasil, que subiu 13 posições no ranking de modais do Fórum Econômico Mundial.

A iniciativa faz parte das diretrizes previstas na Portaria MTPA n° 574/18, que garante mais autonomia às autoridades portuárias nos procedimentos licitatórios, além de maximizar a descentralização da administração dos portos. A portaria permite, ainda, que o ministério identifique quais autoridades portuárias vêm adotando as melhores práticas de mercado, de gestão e governança, de transparência e que possuam boa estrutura organizacional, física e quadro funcional adequado à exploração portuária.

Na cerimônia, foram premiados os portos que tiverem a melhor nota na execução dos investimentos planejados, no crescimento da movimentação, na variação da margem EBTIDA e no ranking IGAP. O indicador avalia o nível de eficiência operacional, de eficiência administrativa, de manutenção de acessos aquaviários, de execução orçamentária de investimento, dentre outros. Confira os vencedores da disputa.

“Apesar do ano difícil, o setor de portos mostrou uma resiliência impressionante em 2020. Galgamos posições importantes no ranking de eficiência mundial do segmento e registramos movimentações recordes nos portos brasileiros. Hoje, celebramos, aqui, a meritocracia”, declarou Tarcísio.

Ele destacou, ainda, que o setor irá movimentar cerca de R$ 30 bilhões em investimentos até 2022 com a realização de mais de 30 leilões e 68 contratos de adesão para terminais portuários. Tarcísio também registrou que o projeto BR do Mar, em tramitação na Câmara dos Deputados, será um braço auxiliar na atração de investimentos privados para o setor de cabotagem, favorecendo a concorrência e produtividade no segmento.

Confira os premiados em cada segmento:

Ranking do IGAP:

1º lugar

Portos do Paraná (Paranaguá – PR)

2º lugar

Santos Port Authority SPA (Santos – SP)

Empresa Maranhense de Administração Portuária (São Luis – MA)

SCPAR Porto de Imbituba (Imbituba – SC)

3º lugar

SCPAR Porto de São Francisco do Sul (São Francisco do Sul – SC)

 

Variação da Margem EBTIDA:

1º lugar

Companhia Docas do Pará (Belém – PA)

2º lugar

Companhia Docas do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro – RJ)

3º lugar

Companhia Docas da Paraíba (Cabedelo – PB)

 

Crescimento da movimentação:

1º lugar

Porto Organizado de Santarém – Companhia Docas do Pará (Belém – PA)

2º lugar

Porto Organizado de Itajaí – Superintendência do Porto de Itajaí (Itajaí – SC)

3º lugar

Porto Organizado de Vila do Conde – Companhia Docas do Pará (Belém – PA)

 

Execução Orçamentária de Investimento:

1º lugar

Portos do Paraná (Paranaguá – PR)

2º lugar

Superintendência do Porto de Itajaí (Itajaí – SC)

3º lugar

Empresa Maranhense de Administração Portuária (São Luis – MA)

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 405 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br