Notícias


Selo Social 2020 Certifica a Superintendência do Porto de Itajaí

Desde 2006, a Superintendência é reconhecida como instituição comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No dia 27 de novembro, a Prefeitura de Itajaí realizou um evento online para certificar as empresas e instituições que se comprometem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. A Autoridade Portuária de Itajaí alcançou dez ODS, referentes aos projetos e programas socioambientais do ano de 2019. Há 10 anos, os programas e projetos realizados pela Superintendência do Porto de Itajaí são reconhecidos pelo Selo Social.

“Acredito que nós como instituição, que faz parte da sociedade, devemos ter a obrigação de gerar emprego e riquezas, mas também, de fazer isso de forma sustentável. Os programas ambientais que implementamos há mais de 20 anos, de uma forma inédita no Brasil, hoje volta para nós em forma de reconhecimento por estarmos há tanto tempo aplicando ações ambientalmente responsáveis, aliando desenvolvimento e sustentabilidade no Porto de Itajaí”, destaca o Superintendente Engº Marcelo Werner Salles.

O Selo Social é realizado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, que avalia as ações e investimentos das empresas e instituições que se enquadram nos dezessete Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As ODS vão desde a erradicação da pobreza ao consumo e produção responsáveis. O Selo Social reconhece essas atitudes sustentáveis por meio da certificação, estimulando para que mais empresas e instituições busquem aplicar atitudes sustentáveis nas suas rotinas.

A Autoridade Portuária de Itajaí atingiu 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio de alguns dos seus projetos e programas. Conheça os projetos e programas certificados:

Fome Zero:

A partir do programa Porto em Ação, que promove a arrecadação e distribuição de alimentos para comunidades carentes e a adoção de materiais recicláveis para cooperativas, a Superintendência atende a ODS número dois, que visa a erradicação da fome.

Saúde e bem-estar:

Os programas de Monitoramento Ambiental; Iniciativa Verde; SegregAÇÃO; juntos pelo Rio; Auxílio à Saúde e Bem-estar no Trabalho; e Projeto Porto Saudável, objetivam um desenvolvimento sustentável aliados à saúde e bem-estar da comunidade portuária e moradores da cidade de Itajaí.

Educação de qualidade:

O projeto Içando Velas para o Conhecimento, que designa bolsas de estudo de até 50% aos servidores e oferece diversas oportunidades de estágios para estudantes que desejam aprimorar seus conhecimentos, visa o aprimoramento da educação. O Programa de Educação Ambiental Iniciativa Verde, de monitoramento ambiental e Projeto Juntos pelo Rio, também buscam estimular a educação ambiental na sociedade.

Igualdade de gênero:

Programa de Auxílio à Saúde e Bem-estar no Trabalho, busca oferecer aos servidores e seus dependentes diversos auxílios e benefícios de forma igualitária, promovendo a igualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Água limpa e saneamento:

A Superintendência tem 5 programas e projetos que atendem esta ODS, entre eles, sendo o principal, o projeto Juntos pelo Rio. Este projeto mobiliza a comunidade de Itajaí e região e, também, a comunidade portuária, promovendo um mutirão de limpeza no Rio Itajaí-Açu, buscando a conscientização e educação ambiental da população ribeirinha e das empresas instaladas nas margens do rio.

Trabalho decente e crescimento econômico:

O Programa de Auxílio à Saúde e Bem-estar no Trabalho, da Superintendência do Porto de Itajaí, é um dos programas que proporciona aos servidores valorização no ambiente de trabalho, cumprindo então a oitava ODS.

Consumo e produção responsáveis:

O programa SegregAção promove a conscientização dos usuários do Porto de Itajaí, ensinando sobre a separação correta dos resíduos gerados e importância do consumo consciente. Além da educação, os resíduos produzidos pelos colaboradores são utilizados na compostagem para processo de adubação da horta comunitária da Superintendência, na qual todos os servidores podem usufruir de seus frutos, verduras e hortaliças.

Ação contra a mudança global do clima:

Atendendo a ODS 13, que visa a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, o Porto de Itajaí trabalha com monitoramentos ambientais, em convênio firmado com a Universidade do Vale do Itajaí. Os Programas executados são: Programa de monitoramento das condições meteoceanográficas; monitoramento da qualidade do ar; programa de controle ambiental da dragagem; Instalação de uma estação meteorológica; sistemas de dados dos monitoramentos ambientais; dentre outros.

Vida na água:

Alguns dos monitoramentos ambientais realizados pela Superintendência em parceria com a UNIVALI, tratam da conservação e uso sustentável dos oceanos e os recursos marinhos, sendo eles: o programa de monitoramento da biota aquática; resgate e reabilitação de fauna marinha, dentre outros.

Vida terrestre:

A ODS 15, que visa a proteção e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, é atendida no projeto Juntos pelo Rio, que organiza equipes para atuarem por terra e pelo rio em um mutirão de limpeza, retirando resíduos depositados erroneamente na natureza. Na edição de 2019, foram contabilizadas 12 toneladas de resíduos retirados, sendo deste total, 5 toneladas de materiais recicláveis que puderam ser reaproveitados.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br