Notícias


Autoridade portuária de Itajaí delimita sua Política, Missão, Visão e Valores

Autoridade portuária de Itajaí delimita sua Política, Missão, Visão e Valores

Esta deliberação faz parte do planejamento estratégico da autoridade na busca pela certificação da ISO 14001

Na última sexta-feira (20), a Autoridade Portuária de Itajaí publicou a resolução Nº 019 que define a nova política do Sistema de Gestão Integrado e também sua Missão, Visão e Valores. O documento está disponível no site do Porto de Itajaí (www.portoitajai.com.br).

De acordo com a resolução publicada, ficou definido como Missão da Autoridade Portuária de Itajaí: “Assegurar as condições operacionais e garantir a infraestrutura terrestre e aquaviária de forma sustentável para a comunidade portuária, contribuindo para o crescimento econômico do estado de Santa Catarina”. Visão: “Tornar-se a Autoridade Portuária referência no Brasil em qualidade e sustentabilidade”. Valores: Transparência e isonomia com as partes interessadas; Fortalecimento da relação Porto-Cidade; Comprometimento com a segurança e sustentabilidade; Valorização de pessoas.

Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas, destaca que a Autoridade Portuária de Itajaí sempre teve sua Missão, Visão e Valores, porém agora com a implantação da ISO 14001, esses pontos puderam ser rememorados. “Com isso, temos bem claro quais são as nossas diretrizes, para que realmente todos saibam onde devemos concentrar nossos esforços e qual o nosso real propósito como Autoridade Portuária”, frisa Heder.

A política do Sistema de Gestão Integrado abrange a missão da Autoridade Portuária de Itajaí, que visa a manutenção da infraestrutura do acesso aquaviário, de serviços condominiais das instalações do Porto de Itajaí e fiscalização dos contratos de arrendamento em áreas operacionais.

Fica definida nesta política o comprometimento em atender os seguintes pontos: Satisfazer as necessidades dos usuários e das demais partes interessadas; atender os requisitos legais aplicáveis e outros, que se relacionem com os aspectos ambientais, organizacionais e sociais; melhorar continuamente, aprimorando serviços ofertados de infraestrutura, processos internos e o sistema de gestão; estimular o desenvolvimento dos colaboradores, através de um ambiente de trabalho seguro e saudável das partes interessadas; controlar e prevenir a poluição e os impactos socioambientais adversos a fim de proteger o meio ambiente; promover o desenvolvimento sustentável das partes interessadas.

“A cidade de Itajaí é beneficiada por meio do nosso trabalho, então nada melhor que possamos exercer essa atividade tão importante de uma forma sustentável. Pra que efetivamente possamos evoluir de forma sustentável, há necessidade da participação de todos. Então, de uma forma participativa, eu peço que cada um de nós possamos abraçar essa missão, visão e valores e a política, para que o crescimento sustentável se torne um objetivo no nosso dia a dia”, destaca o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Wener Salles.

ISO 14001

O processo de implantação da ISO 14001 iniciou nos primeiros meses de 2020 no Porto de Itajaí, porém precisou sofrer uma pausa por conta da pandemia. O processo foi retomado em outubro e está em fase de implantação. Nesta segunda (23) e terça (24), o Porto de Itajaí passa por auditoria interna como preparação para auditoria externa da ISO 14001 que acontecerá em dezembro. Esta auditoria marcada para dezembro irá definir se a Autoridade Portuária Itajaí está dentro dos parâmetros para alcançar a certificação internacional.

Médelin Pitrez, Coordenadora de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade do Porto de Itajaí, indica que a Autoridade Portuária já atende aos quesitos ambientais. “A ISO sempre foi modelo para nossos processos, nós sempre buscamos as normas para nos basear, por isso acreditamos que em pouco tempo seria sim possível obter esta certificação já que grande parte dos requisitos nós já atendemos”, conta.

“Vale ressaltar que a implantação da ISO tem sido possível por mérito da equipe COAMB, que tem trabalhado com afinco nesta meta, e também do Comitê de Sustentabilidade formado por colaboradores de diversos setores que se comprometeram a estar juntos nesse propósito”, ressalta Médelin.

Para que o Porto de Itajaí possa alcançar o êxito na implantação da certificação da ISO 14001, foi contratada a consultoria da Companhia Estratégia. Para somar neste processo, foi contratada também uma empresa para auxiliar no serviço de atendimento os requisitos legais da norma.

Futuras certificações

Além da certificação da ISO 14001, a Autoridade Portuária de Itajaí pretende alcançar outras certificações, para isso, já inicia os primeiros processos do planejamento estratégico. As certificações visadas são: ISO 9001, ISO 19600 (Compliance), e a ISO 37001 (Antissuborno).

A ISO 9001 é a norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade de uma empresa ou instituição. Já a ISO Compliance e a ISO Antissuborno têm a mesma estrutura das outras normas ISO, o que as difere é a implantação de mecanismos de prevenção a fraudes, desvios e outros ilícitos, garantindo a conformidade jurídica dos processos e, por consequência, evitando sanções administrativas e penais.

 

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br