Ponte em Ilhota mais perto da realidade
O consórcio Geosolo/Verdi foi o vencedor da licitação para construção da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu em Ilhota. A obra, que vai ligar a Rodovia Jorge Lacerda (SC-470) à BR-470, abrange um trecho de 2,4 quilômetros e deve começar em outubro deste ano.A construção da ponte, que terá uma extensão de 480 metros, deve durar cerca de um ano e pretende acabar com um problema antigo. A cidade é dividida pelo rio e a comunidade usa uma balsa para ir de uma margem à outra.
A obra foi orçada em mais de R$ 36 milhões. O projeto apresentado pelas empresas Geosolo Engenharia, Planejamento e Consultoria Ltda e Verdi Construções S/A foi escolhido por apresentar o menor valor, cerca de R$ 31,5 milhões.
O projeto agora passará por uma análise da Comissão de Licitação do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) e caso não haja nenhum problema, no início do mês que vem as empresas serão oficializadas como responsáveis pela obra. Os recursos são de uma parceria entre o governo do Estado e o governo federal.
O secretário de Planejamento Urbano de Ilhota, Ângelo Curioletti Netto, se mostrou aliviado com a possibilidade de a população deixar de usar a balsa. Ele disse que a cidade espera um ganho na economia, com a valorização de terrenos e a chegada de empresas.
– Eu era criança e ouvia falar sobre a necessidade da ponte –, lembra a balconista Adriana Luiza Corrêa, 24 anos, que, além de sair 45 minutos mais cedo de casa, muitas vezes tem que contar com a sorte para pegar a balsa e chegar no horário ao trabalho.
Assessor de Projetos da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), o engenheiro João Luís Demantoza acredita que a obra vai servir como válvula de escape para a BR-101 e viabilizará o fluxo de veículos que vem do Oeste. Na parte econômica, Demantoza explica que, com a ponte, moradores que usam serviços de cidades vizinhas gastarão o dinheiro em Ilhota. Além disso, com uma via de acesso mais fácil, o município pode investir também no turismo.