Notícias


Portuários de Itajaí serão contemplados com a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

As vacinas serão distribuídas a partir da próxima segunda-feira (31), no Centreventos de Itajaí.

A partir de hoje, segunda-feira (31), a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada para os trabalhadores portuários de Itajaí, assim como profissionais que constituem as Forças de Segurança e Salvamento, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e Forças Armadas.

Para montar um cronograma de entrega de vacinas, mediante todos os cuidados, reuniões aconteceram na sede da superintendência, nos dias 27 e 28, com a presença de servidores da Superintendência do Porto de Itajaí, e demais representantes do OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra), Intersindical dos Trabalhadores Portuários, Vigilância Epidemiológica e APMT.

As doses serão distribuídas entre 18h e 20h no Centroeventos de Itajaí. Nos dias 01 e 02 de junho, também haverá a distribuição de doses no mesmo horário e local, havendo ainda a continuidade no feriado de quinta-feira (03), com o horário especifico entre 08h e meio dia (12:00 horas).

Serão disponibilizadas na sala volante, cerca de seis salas para a vacinação em grupos, através de uma listagem nominal elaborada pela Autoridade Portuária, contendo nome completo, CPF e o setor que incorpora.

O Município de Itajaí, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Epidemiológica, recebeu do Governo do Estado 733 doses da vacina AstraZeneca, destinadas especialmente para os funcionários portuários de Itajaí.

Conforme informações da secretaria de saúde do município, os colaboradores que já tomaram a vacina H1N1, deverão aguardar 14 dias para receber a vacinação contra a COVID-19 na próxima semana, e assim, inversamente seguindo a mesma orientação.

“O governo nos garantiu através das 733 doses da vacina, a continuidade das operações portuárias com o mesmo ritmo, trazendo uma grande importância relativa aos comércios e a produção nacional, conduzindo aos trabalhadores portuários tranquilidade e segurança para as famílias”, destaca Márcio Guapiano atual Vice-Presidente da Intersindical dos trabalhadores portuários.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou que nesse primeiro momento a relevância da primeira dose da vacina será aos colaboradores que atuam na operação portuária constantemente, garantindo a movimentação portuária sem nenhuma interrupção.

“Felizmente vários trabalhadores portuários que não pararam de trabalhar nenhum dia durante a pandemia, gerando emprego e renda para Santa Catarina, farão parte do primeiro grupo prioritário para receber a vacina. Este é o primeiro numero de vacinas disponibilizadas para o Porto de Itajaí, certamente estão por virem outros lotes, e esperamos agora que venham com frequência pois assim vamos imunizar todos os trabalhadores” conclui.

Contudo, devido ao número limitado de vacinas nesta primeira dose, os primeiros grupos a serem vacinados, serão os grupos prioritários, cabe a cada trabalhador conferir o nome na listagem ao entrar em contato com o seu gestor. Quem não estiver contemplado nesta primeira fase da vacina, relativa a 733 doses, poderá receber posteriormente nas próximas aplicações, que deverão persistir no decorrer das próximas semanas, conforme informações da secretaria da saúde.

Com base neste primeiro lote de doses da vacina que serão distribuídas, 360 unidades serão oferecidas aos trabalhadores portuários, 22 aos trabalhadores do OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra), 101 ao efetivo da Guarda Portuária e demais trabalhadores da Superintendência do Porto de Itajaí, 250 para os trabalhadores da APMT (empresa arrendatária e responsável pelas operações no porto), totalizando 733 unidades (doses).

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br