Notícias


Prêmio Portos + Brasil: Porto de Itajaí recebe dois prêmios

A noite desta quarta-feira (1) foi de celebração. Representantes do Governo Federal e do setor portuário se reuniram no Clube Naval de Brasília para prestigiar a entrega do Prêmio Portos + Brasil. Ao todo, 21 autoridades portuárias foram agraciadas com a premiação, que visa reconhecer as melhores práticas adotadas pelos portos organizados do país e os profissionais responsáveis por essas iniciativas.

No seu segundo ano, o Portos + Brasil incentiva a busca da excelência na gestão desses empreendimentos, essenciais à logística de transportes nacional. Segundo o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do MInfra, Diogo Piloni, a forma de administrar os portos brasileiros mudou em 2019, na atual administração.

“Para fazer boa gestão, é preciso ter boas equipes de gestão. Nós tivemos a oportunidade de chamar executivos respeitados no mercado e de pessoas com experiência na administração pública”, afirmou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, acrescentando a parceria com a Marinha do Brasil como terceiro pilar para o sucesso recente dos portos organizados.

INOVAÇÃO – Durante a cerimônia, antes da revelação dos vencedores, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, apresentou aos presentes o Programa Futuro do Setor Portuário, que traz uma série de avanços em quatro eixos: regulação, gestão e modernização, capacitação e inovação. "É um programa que veio para ficar. O brasileiro não aceita mais um serviço público lento. É essencial continuarmos nesta agenda de transformação do setor público", afirmou.

Execução de investimentos planejados

1° lugar: Portos do Paraná – Execução de 76,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020
2° lugar: Superintendência do Porto de Itajaí (SC) – Execução de 60,1% do orçamento de investimento disponível no início de 2020
3° lugar: SCPar Porto de Imbituba (SC) – Execução de 49,7% do orçamento de investimento disponível no início de 2020

Crescimento da movimentação (Autoridades Portuárias – Portos Organizados)

1° lugar: Companhia Docas do Ceará – movimentação de 2020 12,5% superior a de 2019
2° lugar: Companhia Docas do Pará – movimentação de 2020 12,4% superior a de 2019
3° lugar: Superintendência do Porto de Itajaí (SC) – movimentação de 2020 11,8% superior a de 2019

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br