13ª atracação de navio com operação de carga de celulose no Porto de Itajaí
Carga de segmento geral seguirá para os EUA nesta terça-feira, 09
O navio PANAMANA atracou no Porto de Itajaí no último sábado,06, com a previsão de embarcar 15.890 mil toneladas de carga de celulose.
A embarcação, atracada na APM Terminals (área arrendada), chega neste ano com a quarta operação desta modalidade.
Ao todo, já foram movimentadas 208.106 mil toneladas de carga de celulose desde a primeira atracação realizada em 2022.
A operação é realizada pela SC Portos, o navio pertence ao Armador SAGA WELCO LTDA, tem como a agência responsável, a Orion e seu exportador é a empresa Eldorado Brasil Celulose S/A.
De bandeira Norueguesa, o navio possui 212,50 metros de comprimento e 32,26 de largura, e tem previsão de saída para essa terça-feira, 09.
A embarcação, partiu do porto de origem em Nueva Palmira, Uruguai, e, após desatracar de Itajaí, seguirá destino ao porto de Baltimore e Port of Arthur (EUA).
A celulose é um tipo de carga que pode ser movimentada em fardos ou em forma de bobinas. Por se tratarem de produtos extremamente frágeis, a logística nos segmentos de papel e celulose exige o emprego de equipamentos específicos e cuidados especiais, com intuito de proteger as cargas e evitar que sejam, principalmente, molhadas ou danificadas.
A primeira operação de celulose no Porto de Itajaí, ocorreu em agosto de 2019 através do navio, SAGA FANTASY, contendo 6.314 toneladas de bobinas de celulose.