Tráfego em ponte na BR-470 ficará interditado por pelo menos...
A ponte do trevo de acesso a Ibirama, no km 118 da BR-470, deverá ficar interditada para veículos pesados por pelo menos 30 dias, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit). Para veículos de passeio, há limitação em meia pista. A ponte foi interditada nesta sexta-feira por problemas estruturais.Em nota oficial à imprensa, o Dnit informou que detectou ruptura na base de um dos pilares da ponte que acarretou o assentamento do mesmo, rompendo a viga da estrutura. Informou ainda que a interrupção ao tráfego é necessária para preservar a segurança dos usuários.
Para o engenheiro responsável pelo Dnit em Rio do Sul, Elifas Marques, o problema pode ter sido causado por excesso de peso.
Com a interdição para caminhões, não há risco de queda. Mas se o tráfego pesado continuasse, a ponte poderia desabar. Sem escoramento, não há possibilidade de restabelecer o tráfego comercial na ponte — alertou.
O Dnit fará estudos técnicos para o escoramento metálico da base comprometida, considerada obra emergencial. Após o procedimento, serão feitos projetos para recuperação de toda a estrutura e análise para verificar se há outras deficiências. A última contagem de tráfego feita no local indicou que passam todos os dias pela ponte cerca de 8 mil veículos. O Dnit informa que 45% do trânsito seja tráfego pesado.
A Federação das Empresas de Transporte de Carga de Santa Catarina (Fetrancesc) reivindica urgência nos trabalhos, alegando "prejuízo para o setor em todo o Estado".