Tragédia em Santa Catarina foi evento extremo e não acontece toda hora
A previsão é de chuva acima do normal para os próximos meses em Santa Catarina, o que não significa que haverá uma nova tragédia como a do final do ano passado no Estado, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS.Ele participou de um bate-papo com internautas do diario.com.br, do an.com.br e do santa.com.br na manhã desta terça-feira.
— A tragédia ocorrida ano passado foi um evento extremo. Como tal, não ocorre todo o momento. A previsão é de chuva acima da média até o final do ano, mas temos que considerar também a distribuição dessa chuva. Não necessariamente tenha que ocorrer tudo de uma vez só. Claro que chuva forte na primavera vamos ter — disse.
Para o final deste ano está prevista a ação do fenômeno El Niño, que costuma trazer maior quantidade de chuva a Santa Catarina. E isso pode ter um lado positivo.
— O fenômeno ajuda a diminuir a estiagem normal de verão, o que é muito bom, por exemplo, para a agricultura do Estado. As maiores safras de soja do sul do Brasil ocorrem em anos de El Niño — ressaltou.
O ideal, de acordo com o meteorologista, é acompanhar frequentemente a previsão do tempo para informações mais precisas.