Reconstrução do Porto de Itajaí terá estaqueamento de 50 metros
Teste confirma necessidade de estacas mais profundas do que o previsto Uma estaca metálica fincada no solo a 49 metros de profundidade dissipou a dúvida que manteve paralisada por dois meses a reconstrução do Porto de Itajaí. A previsão inicial, de vigas com 32 metros de comprimento, discutida pelo governo federal e o Tribunal de Contas da União (TCU), ficou para trás. O Consórcio TSCC parou o teste de carga da primeira estaca no final da tarde de quinta-feira. Os testes serão retomados nesta sexta-feira.Engenheiros que atuam no canteiro de obras acreditam que a viga possa alcançar até 53 metros antes de atingir a camada de pedregulho, o que dará sustentação ao novo cais. De acordo com a previsão da Secretaria Especial de Portos (SEP) do governo federal, a cravação das vigas definitivas começa ainda em setembro. A reconstrução dos berços de atracação deve ser concluída até abril de 2010.