Avião que fazia viagem do Rio a Paris desaparece dos radares
Um Airbus A330 da companhia Air France que havia partido do Rio de Janeiro com destino ao aeroporto Roissy-Charles De Gaulle (Paris, França) desapareceu dos radares às 3h desta segunda-feira (horário de Brasília). Com 216 passageiros a bordo e tripulação de 12 pessoas, a aeronave sumiu dos monitores quando sobrevoava a costa brasileira, conforme informações da agência AFP obtidas com aeroportuários franceses.A chegada do avião estava prevista para as 6h10min no horário de Brasília — 11h10min em Paris. O site do jornal Le Monde destacou que "a inquietação é muito grande em Roissy" e que pode ter ocorrido uma "pane no transponder" — aparelho que fornece a localização da aeronave. "Mas esse tipo de pane é muito raro", salientou a fonte aeroportuária.
Equipes da Aeronáutica iniciaram as buscas pelo avião na região do arquipélago de Fernando de Noronha, segundo a Globonews. Os radares da Ilha do Sal, situada a meio caminho entre Brasil e França, no Oceano Atlântico, não registraram a passagem do Airbus. Ele partiu às 19h de ontem do aeroporto do Galeão e fez seu último contato sete horas depois, de acordo com a Infraero.
Um comitê de crise foi criado no Charles de Gaulle, em cujas telas de informação o voo, identificado como AF-447, aparece como "atrasado". O secretário de Transportes da França, Dominique Bussereau, estava no no local.