Reconstrução de Itajaí está em curso
As obras de reconstrução do cais e retroárea do Porto de Itajaí, em Santa Catarina, estão a todo vapor. No último dia 4, foi feita a cravação da estaca teste [estrutura tubular metálica com 0,8 metro de diâmetro], com profundidade de 55,3 metros, pelo consórcio TSCC, que reúne as empresas responsáveis pela execução do projeto - Triunfo, Serveng e Constremac.
Segundo o diretor técnico de Itajaí, André Luiz Pimentel Silva Júnior, a próxima etapa de testes será a prova de carga estática, que determinará a capacidade de carga.
Para o engenheiro do Consórcio TSCC, Paulo Muller, os testes de carga devem ocorrer esta semana, e a estaca será submetida a uma pressão que confirmará uma capacidade mínima de 350 toneladas.
De acordo com o cronograma divulgado pela SEP (Secretaria Especial dos Portos), a reconstrução dos dois berços atingidos pelas enchentes deverá ter início no próximo dia 6 de outubro e a conclusão está prevista para 03 de abril de 2010.
Recentemente a SEP informou que parte das estacas de aço necessárias para o recomeço das obras foram encomendadas para as siderúrgicas Arcelor Mittal e Companhia Siderúrgica Tubarão a um custo de R$ 33,53 milhões.