Notícias


Zim enfrenta dificuldades para reduzir afretamentos em 35%

A Danaos rejeitou o pedido da Zim Integrated Shipping Services para reduzir os pagamentos de afretamentos de porta-contêineres em 35%, em razão das dificuldades financeiras que esta vem enfrentando.

Armadores listados em Nova Iorque afirmaram que a Zim, desde o início de setembro, começou unilateralmente a cortar o pagamento em 35% por um período de três anos. A Danaos tem o contrato de aluguel de seis navios com a Zim por um período de 12 anos e opôs-se aos cortes.

"A Danaos não aceitou esta oferta, nem concordou com esta redução, e está em discussões com a Zim para avaliar a situação", afirmou em nota a companhia.

A Zim também tem navios a contratar da Costamare, Rickmers Reederei, ER Schiffahrt, Hansa Truhand, Zodiac Maritime e Ofer Brothers. A empresa já chegou ao acordo com companhias relacionadas à Israel Corp para reduzir as taxas de afretamento, que estão acumuladas em US$ 150 milhões nos próximos anos. Mas a medida depende de aprovação de outros acionistas e acordos com armadores.

Na última semana, a Zim afirmou que armadores concordaram que em troca dos cortes, sejam oferecidas notas promissórias que poderão ser convertidas em ações, as quais também poderão ser desmembradas da companhia nos próximos sete anos.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br