São Francisco do Sul recebe primeiro navio de grande porte
Inauguração do segundo berço do TESC em outubro deverá favorecer chegada de outras embarcações de grandes dimensões.No último dia 22, ancorou no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, o maior full contêiner operado no Estado - o panamenho MSC Stella -, com 304 metros de comprimento e capaz de transportar 6.730 Teus, que vinha da Europa e seguiu viagem para o Porto de Santos.
O presidente de São Francisco do Sul, Paulo César Cortes Corsi, declarou ao Guia Marítimo que esta foi a primeira escala do navio no porto para movimentar 300 contêineres, o que é um indício de que deverá haver novas escalas no futuro.
Em novembro de 2008, também atracou no complexo catarinense o MSC Ancona, com 294,118 metros de comprimento e capacidade de 4.809 Teus em contêineres de 20 pés.
Corsi antecipou que o TESC (Terminal de Santa Catarina) inaugurará, em outubro, o segundo berço com 290 metros e novos equipamentos. Outro anúncio importante é que, no final deste ano, a recuperação do berço 201 deverá está finalizada, ampliando a estrutura atual de 150 metros para 250 metros. No berço público serão investidos R$ 30 milhões com recursos próprios e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
"Também estão previstas outras obras orçadas em R$ 100 milhões com recursos do PAC para o porto, entre elas, de dragagem e, com isso, São Francisco do Sul será habilitado para receber cada vez mais navios de última geração", declarou Corsi.