Vendas de carros em Junho devem salvar 2º trimestre em SC
Junho promete uma recuperação no saldo geral das vendas de veículos novos em Santa Catarina, diante do fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no dia 30. A expectativa é de que o consumidor que planejava adquirir um carro nos próximos meses antecipe a compra para garantir o benefício.Os dados das vendas de maio no Estado ainda não estão fechados. A estimativa do presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) no Estado, Sérgio Ribeiro Werner, é de que o mês passado tenha registrado a mesma média de abril, quando foram vendidos 18.931 veículos — sendo 9.971 automóveis.
Em relação a março, houve queda de 11,01% na venda de veículos e de 14,26% na de automóveis. Ainda em abril, a frota circulante no Estado, considerando-se todos os modelos de veículos, passou de 3 milhões.
Na Honda Massaru, da Capital, abril e maio apresentaram pequenas quedas diante dos bons números do primeiro trimestre, segundo o gerente Pedro Álvaro Raimundo. Mas ele espera que junho represente a retomada do crescimento.
— Com o fim do IPI, junho deve ser um mês atípico, com um crescimento mais expressivo do que a redução dos dois últimos meses — acredita.
Fila de espera pode passar de 30 dias
O gerente da Hai Toyota, André Reche, também está confiante num bom desempenho de vendas em junho, impulsionado pela oferta dos modelos 2010. A partir de julho, sem o desconto do IPI, ele ressalta que os preços terão que ser corrigidos.
Na Ponto 1 Chevrolet, também da Capital, o gerente Cláudio Pavão Filho diz que as vendas permaneceram aquecidas até mesmo entre abril e maio. Mas ele aposta em junho como o melhor mês do segundo trimestre.
Pavão lembra que para garantir o desconto do IPI, o carro deve ser faturado na fábrica até o dia 30. Por isso, quem pretende comprar um dos modelos mais procurados, deve fazer a encomenda no início do mês. Modelos como Celta e Prisma, dependendo dos opcionais, têm espera de até 30 dias na concessionária.
A Auto Capital, concessionária da Volkswagen, também mantém o crescimento desde março. No mês passado, o gerente Álvaro Cesário da Silva diz que foi registrado aumento de 12% nas vendas em relação a abril.
E na expectativa de nova alta em junho, a concessionária tem cem carros novos no estoque.
— E continuamos comprando — observa Silva, lembrando que para os modelos mais procurados a espera varia entre 25 e 30 dias, dependendo dos opcionais escolhidos.